Precariedade entre técnicos de enfermagem terceirizados pauta reunião entre Sintuperj, Satemrj e conselheiro universitário

O Sintuperj recebeu em sua sede a presidenta do Sindicato dos Auxiliares e Técnicos de Enfermagem do Município do Rio de Janeiro (Satemrj), Miriam Lopes, nesta segunda-feira (25/03), para debater a situação enfrentada pelos técnicos de enfermagem terceirizados que atuam no Hospital Universitário Pedro Ernesto (Hupe). A reunião solicitada pela própria Presidência da Satemrj contou com a participação da coordenadora geral do Sintuperj Cassia Gonçalves e o conselheiro universitário Jorge Luís Mattos (Gaúcho).

Na solicitação feita pelo Satemrj é destacado que estes profissionais enfrentam atrasos salariais e falta de insumos básicos, comprometendo, respectivamente, as condições de vida destes trabalhadores e a qualidade no exercício de suas funções.

Foi ressaltado no encontro a fragilidade dos contratos estabelecidos com estes profissionais, classificados como bolsistas e que, apesar de terem seus vencimentos descontados para a Previdência, não possuem nenhum direito trabalhista por não terem vínculo empregatício.

Apesar de não representá-los judicialmente, o Sintuperj presta todo o apoio político possível para que estes trabalhadores, lotados em uma instituição pertencente à Uerj, tenham condições dignas de trabalho. Nesse sentido, o sindicato que representa os técnicos universitários das universidades públicas estaduais do Rio de Janeiro tem cobrado que a Uerj retifique estes contratos no sentido de garantir o mínimo de dignidade para os trabalhadores terceirizados. Sem perder de vista que a principal reivindicação do Sintuperj é a de que todos os trabalhadores das universidades públicas sejam concursados, fortalecendo os vínculos empregatícios, a luta política dos trabalhadores e, consequentemente, a prestação do serviço público.

O conselheiro Jorge Luís Mattos (Gaúcho) ressaltou durante a reunião que vem fazendo cobranças sistemáticas em prol dos trabalhadores terceirizados lotados no Hupe, inclusive no Conselho Universitário. Veja abaixo as intervenções de Gaúcho e da coordenadora de Formação e Comunicação Sindical do Sintuperj, Bianca Mantovani, no Conselho Superior de Ensino, Pesquisa e Extensão (Csepe):