Vigília e negociação mobilizam servidores da Saúde federal no Centro do Rio

Após decretar paralisação de 24h, servidores das unidades federais de Saúde do Rio de Janeiro realizaram uma vigília em frente ao prédio do Departamento de Gestão Hospitalar (DGH), nesta terça-feira (26/03). O objetivo foi acompanhar a reunião de negociação entre uma comissão formada por sindicatos (Sindsprev/RJ e SindEnf-RJ) e a nova titular do DGH, Cida Diogo, nomeada como nova titular do DGH após a exoneração de Alexandre Telles. A coordenadora de Saúde e Segurança do Trabalhador do Sintuperj, Simone Damasceno, esteve presente na manifestação.

A exoneração ocorreu após denúncias de sucateamento apresentadas pelo Sindsprev/RJ, como falta de leitos, falta de insumos, falta de medicamentos, equipamentos quebrados, clínicas fechadas e insuficiência de recursos humanos na rede SUS do Ministério da Saúde.

Os sindicatos refirmaram a urgência pelo atendimento das reivindicações emergenciais da rede federal, como renovação de 1.388 contratos temporários que vencem em maio próximo; reajuste salarial; cumprimento do acordo de greve; fim do desmonte; concurso público para recomposição das de recursos humanos nas unidades de saúde; carreira; suspensão de qualquer processo para entrega de hospitais e institutos à Ebserh ou à organização Rio Saúde; e pagamento integral do piso da enfermagem.

Sobre o piso salarial da enfermagem, o assunto será analisado por um Grupo de Trabalho composto pelo Sindsprev/RJ, por representantes das unidades federais de saúde do Rio e do Ministério da Saúde.

Com informações do Sindsprev.