Professor Doutor Esmeralci Ferreira, da Uerj, vence prêmio da Academia Nacional de Medicina

Crédito da imagem: Divulgação ANM (Academia Nacional de Medicina)

A Academia Nacional de Medicina premiou em cerimônia realizada no último domingo, o Professor Doutor Esmeralci Ferreira, do Hospital Universitário Pedro Ernesto da Uerj, e sua equipe. Com o trabalho de título “Inovação no tratamento da Cardiomiopatia Hipertrófica Obstrutiva: Ampliando a embolização coronária com polímero, além da artéria septal”, a obra foi a grande vencedora do prêmio nacional da entidade na área de Medicina Clínica.

A premiação, realizada na sede da Academia Nacional de Medicina, localizada no Centro do Rio de Janeiro, fez parte das comemorações do aniversário de 195 anos da entidade, e contou com a presença de pesquisadores e personalidades da área médica de todo o Brasil.

Crédito da imagem: Divulgação ANM (Academia Nacional de Medicina)

No evento, além da premiação, a Academia Nacional de Medicina apresentou dados da atuação da gestão vigente, que é presidida neste período pela Doutora Eliete Bouskela, da Faculdade de Ciências Médicas e do Instituto de Biologia Roberto Alcântara Gomes da Uerj.

Estiveram presentes na cerimônia a reitora da Uerj, Gulnar de Azevedo e Silva; o pró-reitor de Saúde (PR-5) da universidade, Dr. Ronaldo Damião (membro da academia, ocupante da cadeira 27); e o Doutor José Augusto Messias (também membro da academia, ocupante da cadeira 47).

Sobre o trabalho premiado

A obra “Inovação no tratamento da Cardiomiopatia Hipertrófica Obstrutiva: Ampliando a embolização coronária com polímero, além da artéria septal” oferece uma nova abordagem para o tratamento da cardiomiopatia hipertrófica obstrutiva, uma condição complexa e potencialmente grave, caracterizada por intensa sobrecarga no ventrículo. Os sintomas incluem dor torácica, dispnéia e síncope, e podem levar até a morte súbita.

A técnica apresentada para o tratamento dessa condição expande o uso da embolização, procedimento no qual o médico injeta um material com potencial para obstruir a coronária, utilizando uma espécie de polímero no processo.

Além do Doutor Esmeralci Ferreira, foram premiados com o trabalho apresentado as doutoras e doutores Aline Sterque Villacorta, Ana Paula Roque Costa Ferreira, Denilson Campos de Albuquerque, Edgard Freitas Quintella, Gabriela Azevedo, Ivana Picone Borges de Aragão, Márcio José Montenegro da Costa, Sidney Munhoz Júnior e Valério Fuks (em ordem alfabética).

Sobre o profissional laureado

O Professor Doutor Esmeralci Ferreira, autor principal que representou a equipe do estudo na premiação, é professor associado da disciplina de Cardiologia, da Faculdade de Ciências Médicas da Uerj, e do Programa de Pós-Graduação da FCM, além de coordenador do Setor de Hemodinâmica do Hospital Universitário Pedro Ernesto da Uerj desde o ano de 2009, ano em que se iniciou trajetória na universidade. Esmeralci é formado pela Escola de Medicina da Fundação Souza Marques (graduação), tem mestrado e doutorado pela Uerj. Em sua atuação profissional, o médico passou por instituições como Instituto de Cardiologia de Laranjeiras, Hospital Central do Exército, Hospital Pasteur e Unigranrio, dentre outros.

Esmeralci é membro titular da Academia de Medicina do Estado do Rio de Janeiro (Acamerj) desde o ano de 2022, onde ocupa a cadeira de número 36, e já recebeu honrarias da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro – Alerj (2022) e da Câmara de Vereadores do Município de Duque de Caxias (2023).