Profissionais da enfermagem promovem ato no Centro do Rio pela garantia do piso salarial nacional da categoria

Na luta pelo reconhecimento de seus justos direitos, a categoria de profissionais de Enfermagem foi às ruas na manhã da última quarta-feira, 14/09, no Rio de Janeiro. O ato, convocado pelo Conselho Regional de Enfermagem (Coren-RJ), pelo Fórum Nacional da Enfermagem e pelo Sindsprev-RJ (Sindicato dos Trabalhadores em Saúde, Trabalho, Previdência e Assistência Social no Estado do Rio de Janeiro), foi promovido no Centro da cidade, com concentração em frente ao Hospital Federal dos Servidores do Estado (HSFE), no bairro da Saúde. Em pauta, as reivindicações em defesa do piso salarial nacional e a manutenção das conquistas obtidas por essas trabalhadoras e trabalhadores que sofrem há muito tempo com a negação de suas garantias como profissionais. O Sintuperj também se fez presente na mobilização por meio da coordenadora de Saúde e Segurança do Trabalhador Simone Menezes Damasceno.

Além do ato organizado pelos profissionais da área de enfermagem nesta quarta, também foi promovida uma paralisação de 24 horas no dia. As trabalhadoras e trabalhadores seguirão mobilizados em defesa de seus direitos, com um novo ato marcado para o dia 19/09 em frente ao Hospital Universitário Antônio Pedro (HUAP), no Centro de Niterói, e uma nova paralisação nacional convocada para o próximo dia 21/09, data em que também deve ser promovido um novo ato no Centro do Rio.

O piso salarial nacional das categorias de Enfermagem é uma reivindicação histórica da categoria. Aprovada pelo Congresso Nacional no mês de julho de 2022 e sancionada pelo Governo Federal em agosto do mesmo ano, o piso salarial para enfermeiros, técnicos de enfermagem, auxiliares de enfermagem e parteiras é uma busca por justiça e reconhecimento por toda a dedicação e entrega da categoria à população brasileira em vários momentos da história, em especial durante a pandemia de Covid-19. A lei foi suspensa pelo ministro Luis Roberto Barroso do Supremo Tribunal Federal, atendendo questionamento da CNSaúde, Confederação Nacional  de Saúde, Hospitais, e Estabelecimentos e Serviços. A decisão foi encaminhada para apreciação do pleno do tribunal e até o momento os ministros que já se pronunciaram estão mantendo a decisão de Barroso por cinco votos a favor da suspensão e três contrários. O julgamento teve início no dia 09/09 e tem previsão de encerramento no dia 16/09.

O Sintuperj se solidariza com a luta dos profissionais da área de enfermagem por compreender e defender a justeza do pleito e a importância dessas trabalhadoras e trabalhadores para a sociedade brasileira. Que os direitos dessas trabalhadoras e trabalhadores sejam respeitados!