A Deputada Estadual Dani Balbi (PCdoB) esteve na Reitoria da Uerj, na tarde desta segunda-feira (07/04), onde se reuniu com representantes da Administração da universidade e com as entidades representativas dos trabalhadores, Sintuperj e Asduerj. De iniciativa da parlamentar, o encontro objetivou debater as demandas dos trabalhadores e possíveis caminhos para as suas efetivações.
Entre elas estiveram a recomposição salarial devida (2023 e 2024) aos servidores do Executivo estadual; a efetivação das emendas prioritárias que preveem recursos para o pagamento dos auxílios Saúde e Educação dos servidores da Uerj, aprovada na Lei orçamentária Anual de 2025 e a reformulação dos planos de cargos dos técnicos de Uerj e Uenf.
A parlamentar afirmou que está estudando formas para que as emendas prioritárias sejam implementadas.
O Sintuperj foi representado pela coordenadora geral Regina Souza, que agradeceu e parabenizou a iniciativa da parlamentar e apresentou um panorama de quase penúria que os trabalhadores estão sendo submetidos em virtude da defasagem dos vencimentos e aumento do custo de vida.
A coordenadora ressaltou que embora a luta pela recomposição salarial unifique todos os servidores estaduais, e que o Sintuperj continue na luta tendo assento no Fosperj, a reformulação do plano de cargos continua sendo a prioridade. Isso porque corrige alguma defasagem financeira, garante o pagamento do auxílio saúde, inclusive para aposentados, do auxílio educação, do adicional noturno e da insalubridade no salário base, além da valorização da carreira pelo tempo e pelo estudo.
A deputada propôs que outras reuniões para estreitar relações com o Parlamento sejam realizadas, a fim de se debater estratégias políticas que possam garantir a implementação dos direitos.
Imagem: Sérgio Franklin/Asduerj