Representação do Sintuperj realiza visita à campus da Uerj em Nova Friburgo

Uma comitiva do Sintuperj esteve na manhã da última segunda-feira, 19/08, no Instituto Politécnico do Rio de Janeiro (IPRJ), campus da Uerj na cidade de Nova Friburgo. A equipe do sindicato, que foi composta pelas coordenadoras gerais Regina de Souza e Cássia Gonçalves Santos da Silveira, pelo conselheiro fiscal Odimar Faria e pelo servidor Alberto Dias Mendes (ex coordenador do sindicato e atual conselheiro universitário), que participou colo colaborador, foi recebida por uma comissão de servidores da unidade.

Durante a visita, a direção do Sintuperj fez um apanhado de todas as lutas travadas pelo sindicato em defesa da categoria, como a defesa dos servidores AU/TU que estavam ameaçados de perder aproximadamente 40% de seus salários após decisão do Tribunal de Justiça (TJ-RJ) e o trabalho feito para garantir que os aposentados tivessem seus direitos da Lei 7.426/2016 (correção de pontos do Plano de Carreira dos técnicos da Uerj) reconhecidos e efetivados.

Outros pontos de luta também foram relatados na reunião, como a reivindicação junto à reitoria da Uerj para que sejam realizadas as progressões funcionais de todos os servidores da universidade, no qual a representação do Sintuperj teve a oportunidade de esclarecer várias dúvidas dos servidores, e a batalha travada para garantir o direito de acumulação dos técnicos de raio-x do Hospital Universitário Pedro Ernesto da Uerj (Hupe).

Na reunião com os trabalhadores lotados no IPRJ, os servidores apresentaram reivindicações e questionaram a representação do sindicato pontos como regras para as futuras progressões por meio do Capacit (Programa de Capacitação do Servidor Técnico-Administrativo da Uerj) e a possibilidade de atendimento em saúde para os trabalhadores lotados no campus. Os trabalhadores solicitaram ainda uma visita do Dessaúde, Departamento de Segurança e Saúde do Trabalhador da Uerj ao IPRJ, pois relataram que se sentem desamparados em relação aos cuidados com a saúde dos servidores da unidade). A representação do Sintuperj se mostrou sensível às demandas dos técnicos e apontaram a necessidade de garantir o atendimento dos trabalhadores nos serviços de saúde da universidade (Hospital Universitário Pedro Ernesto – Hupe – e Policlínica Piquet Carneiro – PPC).

A visita realizada pela coordenação do Sintuperj ao Instituto Politécnico, campus da Uerj em Nova Friburgo, faz parte de uma iniciativa do Sindicato de aproximar cada vez mais sua gestão das unidades externas, ouvindo suas demandas, entendendo suas especificidades e buscando garantir melhorias em suas condições de trabalho. Para a Diretoria Executiva do Sintuperj é importante que todos os servidores das universidades públicas estaduais estejam unidos para obter conquistas e avanços, independente do local onde o trabalhador está exercendo suas funções. Nenhum trabalhador pode ficar para trás! Que as vitórias do sindicato sejam para todos!