Sintuperj completa 23 anos de lutas e conquistas

Dia 31 de outubro de 2000. Há exatos 23 anos, os trabalhadores das instituições públicas de ensino superior do estado do Rio de Janeiro davam um grande salto na luta política. Neste dia, as associações de Servidores da Uerj (Asuerj), de Servidores do Hospital Universitário Pedro Ernesto (Ashupe) e de Servidores da Fenorte (Asfenorte) formaram o Sintuperj (Sindicato dos trabalhadores das Universidades Públicas Estaduais no Estado do Rio de Janeiro.

A união dessas categorias em uma única representação política resultou em maior capacidade de reivindicação. E os resultados não tardaram a aparecer. Em 2006, os servidores da Universidade Estadual do Norte Fluminense (Uenf), então mantidos pela Fundação Estadual do Norte Fluminense (Fenorte), conquistaram seu primeiro plano de carreira (Lei 4800). No mesmo ano, a carreira técnico-administrativa da Uerj, que inclui os servidores do Hospital Pedro Ernesto, também alcançava sua primeira estruturação (Lei 4796). E, mais adiante, após a criação do então Centro Universitário Estadual da Zona Oeste (UEZO), o sindicato também encampou a luta de mais uma categoria de técnicos no âmbito do ensino superior por um plano de carreira.

Por sua combatividade, o Sintuperj se transformou em um dos sindicatos mais relevantes do cenário político fluminense e nacional. Importância reconhecida por outras representações sindicais e mesmo pelas diversas esferas de poder republicano. E que, apesar de todo o crescimento e relevância, nunca abriu mão de seu apartidarismo e de estar fisicamente próximo a sua base. Todos os servidores têm fácil acesso ao sindicato, bem como a sua Diretoria Executiva, seja na sede do Sintuperj ou nas delegacias sindicais no Hupe ou na Uenf.

A segunda década de existência do Sintuperj foi marcada por relevantes conquistas que alavancaram as condições de trabalho dos servidores públicos das universidades fluminenses. Entre elas o reajuste de 2011 para os técnicos da Uerj, e em 2014 para os servidores da Uenf; a reformulação do plano de carreira dos técnicos da Uerj em 2014 (Lei 6701), além de correções em 2016 (Lei 7426) e aumento dos níveis dos auxiliares universitários (Lei 8436/2019). Sem deixar de lado, o acolhimento diário que o sindicato sempre promoveu aos servidores em questões diversas, como em casos de denúncias de assédio, resultando, inclusive em vitórias judiciais.

O Sintuperj também se notabilizou por fazer da Educação uma ferramenta de conscientização e formação da cidadania, dando prosseguimento ao Projeto de Pré-Vestibular Social criado dois anos antes de sua fundação, pelas associações que o precederam. Um projeto que atualmente disponibiliza 400 vagas anualmente, e que já contribuiu para que centenas de estudantes conseguissem acessar um curso superior público, priorizando sempre o fomento do senso de coletividade entre os vestibulandos.

Nesses primeiros anos de terceiro decênio de fundação, o Sintuperj mantém sua atuação na busca por progressos nas carreiras técnico-administrativas. Entre as já concretizadas, está a conquista dos auxílios Saúde e Educação pelos técnico-administrativos da Uenf (Lei 9450/2021). Mas a principal delas, por sua importância para o ensino superior, foi a incorporação da então Uezo à Uerj (Lei 9602/2022). Uma luta protagonizada pelos companheiros que tanto lutaram pela estruturação de suas carreiras e que, com o trabalho em conjunto desenvolvido com o sindicato, conseguiram salvar a única instituição de ensino superior na Zona Oeste e ter seu trabalho justamente equiparado ao dos técnicos da Uerj. E dessa conquista, outras se originaram, como o Auxílio Saúde, independente de comprovação de pagamento de plano de saúde; o Auxílio Educação para os servidores da Uerj que fizerem jus; e o Auxílio Transporte, que restitui todo o valor gasto com deslocamento para o trabalho.

Nesses 23 anos de existência os servidores que compõem a base do Sintuperj têm consciência da relevância deste sindicato para a história do ensino superior público, gratuito e de qualidade e para os seus trabalhadores. Muitas já foram as conquistas, dando início a novas lutas!