Técnico-administrativos aposentados da Uerj cobram reenquadramento em ato na Reitoria

Os aposentados da Uerj deram uma aula de mobilização na tarde desta quinta-feira (04/10). Convocados pelo Sintuperj, eles compareceram em peso ao ato público realizado em frente à Reitoria da universidade. A mobilização tinha como objetivo cobrar da Reitoria da Uerj um posicionamento sobre o não reenquadramento destes servidores simultaneamente com os servidores em atividade, que foi anunciado no final de setembro.

O reitor da universidade, Ruy Garcia Marques, não estava presente. Em seu lugar, a vice-reitora Maria Georgina Muniz recebeu os servidores. Este encontro já demonstrou a força que tem uma categoria unida, mobilizada e atuante. Ao receber o comunicado via assessoria de que a Reitoria receberia uma comissão com seis pessoas, os aposentados propuseram ser recebidos no Auditório da Reitoria, para que assim todos pudessem participar do encontro.

Reunidos no Auditório, alguns pronunciamentos relembraram que esta não é a primeira vez que os aposentados não são enquadrados juntamente com os servidores ativos. Isso ocorrera ainda em 2006, por ocasião da implementação do primeiro plano de carreira dos técnico-administrativos da Uerj (Lei 4796/2006). A segunda, no entanto, trouxe prejuízos efetivos. Ocorreu em 2014, por ocasião do implemento da reformulação do plano de carreira (Lei 6701/2014). O enquadramento dos servidores ativos ocorreu em maio daquele ano, enquanto que o dos aposentados só foi realizado no mês seguinte. E os proventos dos aposentados referentes ao mês de maio até hoje não foi pago.

É neste atual cenário de dívida com os aposentados que o Governo uma vez mais não realiza o enquadramento destes juntamente com os servidores em atividade. Para além disso, também foi levantada uma outra preocupação em relação ao enquadramento dos aposentados. É com relação ao pagamento dos retroativos referentes ao período entre o mês estabelecido para o início do reenquadramento no âmbito da Lei 7426/2016 – agosto de 2017 – e o mês da efetivação do reenquadramento dos aposentados. Caso ele ocorra em outubro de 2018, seriam 14 meses.

A Reitoria da Uerj assegurou que adotou todos os procedimentos para que os servidores ativos e aposentados fossem reenquadrados simultaneamente. Neste sentido, reiterou o envio das planilhas com dados dos técnico-administrativos ativos e aposentados. Georgina Muniz acrescentou ainda que o enquadramento dos aposentados está dependendo apenas da liberação do presidente do RioPrevidencia. Disse ainda estar tentado insistentemente agendar uma reunião com a Presidência do órgão para tratar destes imbróglios envolvendo os servidores aposentados, mas sem sucesso.

Diante da posição da Administração Central da universidade, os servidores propuseram uma realização de ato dos aposentados, em conjunto com a Reitoria, na sede do RioPrevidencia para o dia 17 de outubro, às 10h. A concentração será no Sintuperj, às 9h. O sindicato disponibilizará um ônibus para o deslocamento dos servidores.

Um exemplo para as futuras e atuais gerações

A ampla mobilização da velha guarda dos servidores técnico-administrativos da Uerj é um verdadeiro ensinamento daqueles que promoveram as primeiras e frutíferas lutas em prol de uma Uerj pública, gratuita e de qualidade, referenciada não apenas para o corpo discente, mas também para aqueles que dedicaram à ela o seu suor. Vê-los mobilizados politicamente, superando as naturais restrições, é um exemplo a todos que “receberam o bastão” dessa interminável corrida em direção à garantia de direitos.

Aposentados, sim. Mas ativos na luta!