Técnicos da Uenf debatem próximos passos em Assembleia

Os trabalhadores da Uenf realizaram na manhã desta terça-feira, dia 21/11/2023, mais uma Assembleia Geral Extraordinária onde foram discutidos entre outros, os rumos do movimento da categoria em função do Plano de Cargos e Vencimentos.

Foram dados informes sobre o Plano de Cargos e Vencimentos, que se encontra ainda em análise na Casa Civil; Auxílio aos dependentes PCD (pessoa com deficiência) que teve enfim, sua Portaria aprovada na última reunião do Conselho Universitário.
Os diretores Cristiano Peixoto e Maristela Dias, e o delegado Paulo Cesar trouxeram informações sobre as parcerias que a Delegacia Sintuperj-Uenf está buscando em convênios, como escolas e academias, para que os filiados sindicais obtenham descontos nos produtos e serviços. Foi atualizado o andamento da parceria através de convênio com o SESC. Dentre essas possíveis parcerias, foram convidados diretores do Banco SICOOB para apresentar o interesse na parceria e o funcionamento dessa cooperativa financeira, que possui condições de aplicar juros mais acessíveis, por não visar lucro. Foi solicitado aos presentes, que levassem à Delegacia Sindical outras sugestões de parceria. Também foi destacada a possível volta do Bazar da Uenf, com data sugerida para 07 de dezembro, quando também se dará a oportunidade de uma confraternização de fim de ano.
Os presentes foram informados também que foi realizado um alerta sobre a chamada da Associação dos Docentes da UENF, com distribuição de panfletos solicitando ao Governo a aprovação do plano de cargos dos docentes da Uenf, apesar de o PCV da Uenf ser único e todas as conquistas realizadas pelo Sintuperj-UENF, são para todos os servidores técnicos e docentes.
Os diretores também fizeram uma convocação para que os servidores filiem-se ao SINTUPERJ, destacando a necessidade de aumentar o número de filiados, tanto em função do custo de manutenção necessária de uma estrutura para manter minimamente as atividades na Delegacia Sindical, quanto para o aumento da força sindical em função do número de filiados.
Os diretores também fizeram um resgate da história, nas esferas técnica e política, que envolveu todas as conquistas até aqui realizadas pela Delegacia Sintuperj-Uenf que, em parceria com a Reitoria e usando sempre o diálogo em todas as instâncias, vem tendo vitórias consecutivas em suas frentes de lutas, sempre com muito trabalho e o apoio de muitos filiados e adeptos da causa. Foi feito um agradecimento a todos os colegas que participaram e continuam participando de cada empreitada. E o diretor Cristiano listou então essas conquistas, começando pelo resgate do pagamento integral do Auxilio alimentação seguido de majoração no valor; o recebimento dos auxílios tecnológico e retorno, como ajuda de custo ao trabalho remoto durante a pandemia do Covid-19; majoração no valor no Auxílio Creche e a mudança desse para Auxilio Educação, onde mais servidores conquistaram o direito de serem atendidos nessa demanda; implantação do Auxílio Transporte; implantação do Auxílio Saúde. E todos esses auxílios pagos com retroatividade conforme a Lei especifica de cada um.
Os servidores presentes agradeceram e parabenizaram durante a assembleia e ao final desta por todo o trabalho que vem sendo realizado pela Delegacia Sindical Sintuperj-Uenf.
Acatando proposta apresentada, será incluída na pauta da próxima Assembleia a discussão sobre o voto paritário.