Executivo estadual deve enviar nos próximos dias mensagem de lei à Alerj contendo a reformulação do PCCS dos técnicos da Uerj

O Governo do Estado deve encaminhar para a Alerj nos próximos dias mensagem de lei solicitando a apreciação na casa da reformulação do Plano de Cargos, Carreiras e Salários dos servidores técnico-administrativos da Uerj (PCCS). A informação é do site Agenda do Poder e foi publicada nesta sexta-feira, 24/11. De acordo com a publicação, o Executivo estadual trabalha para que sejam feitos ajustes no Regime de Recuperação Fiscal (RRF) que garantam aos recursos necessários para a implementação do PCCS.

Luta histórica do Sintuperj, o Plano de Cargos, Carreiras e Salários dos servidores técnico-administrativos da Uerj vem desde o ano de 2019, quando o sindicato e a base da categoria aprovaram, em 15/08, a formação de uma comissão para a elaboração da minuta de alteração do PCCS, e na assembleia posterior esse documento foi aprovado. A minuta foi encaminhada para o então reitor da Uerj, Ruy Garcia Marques, que estava em final de mandato.

Logo nas primeiras semanas de gestão, o novo reitor, Ricardo Lodi Ribeiro, cumpriu o compromisso assumido durante sua campanha e abraçou a proposta de reformulação do plano. A partir daí, teve início todo o processo interno na universidade, com a minuta do Plano de Carreira sendo aprovada pelo Consun em sessão realizada no dia 11/06/2021. O documento foi encaminhado posteriormente para o Governo do Estado para que fosse analisado, e a partir daí teve início uma série de negociações visando que a minuta do plano fosse transformada em mensagem de lei e posteriormente encaminhada para a Alerj, onde seria apreciada pelos parlamentares da casa legislativa.

Com a saída de Ricardo Lodi do cargo de reitor, Mário Sérgio Carneiro assumiu o posto de representante administrativo máximo da Uerj, e desde o primeiro momento abraçou o compromisso de lutar, junto com sua equipe, para a aprovação do PCCS dos técnicos. Mario e sua equipe estiveram ativos na interlocução com o Governo do Estado e em diálogo permanente com o Sintuperj até seu licenciamento para a disputa das Eleições Gerais da Uerj.

O Sintuperj segue atento e pronto para a mobilização em busca da aprovação e implementação do Plano de Cargos, Carreiras e Salários dos técnico-administrativos da Uerj, o que irá proporcionar uma evolução notável não só para os trabalhadores da universidade, mas também para a população do Estado do Rio de Janeiro, que se beneficia de todo o trabalho realizado pela Uerj e seus servidores. A Diretoria Executiva do Sindicato também segue lutando para que os trabalhadores da Uenf, Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro, também conquistem a reformulação de seu Plano de Cargos e Vencimentos (PCV).

Confira a matéria publicada pelo site Agenda do Poder nesta sexta-feira, 24/11.

Governo do estado apoia restruturação de carreiras da UERJ