Uezo é Uerj! Alerj aprova PL da incorporação, um prêmio para a luta de trabalhadores e estudantes

A tarde da última terça-feira, 15/03, marca a história e a virada pelo desenvolvimento da Zona Oeste do Rio de Janeiro, além da salvação de uma instituição de Ensino Superior estadual que sempre foi marcada pelo abandono e pela precarização. Por 49 votos a favor, 09 contrários e 01 abstenção, o plenário da Alerj aprovou o Projeto de Lei n° 5071/2021, que incorpora a Uezo à Uerj. Uma vitória contundente da comunidade ueziana, que a partir de agora vislumbra um futuro de crescimento, garantia de direitos e a possibilidade de abraçar verdadeiramente a missão para a qual a Uezo foi criada, que é ser um polo de desenvolvimento para a Zona Oeste.

A luta pela incorporação foi marcada por muita força, resistência e insistência. Desde que a comunidade da Uezo escolheu esse como o caminho para a salvação da instituição, que definhava semestre após semestre sem recursos, sem estrutura, sem trabalhadores e sem os mínimos direitos necessários para a existência de uma universidade, teve início uma história de muita luta e suor. Primeiro o debate nas categorias, quando as entidades representativas como o Sintuperj, a Aduezo e o DCE-Uezo abraçaram o desejo de suas bases e se incorporaram de corpo e alma à luta. Em seguida o diálogo com a Uerj, que compreendeu a importância da incorporação e se somou aos esforços institucionais da Uezo em busca da vitória. E os passos seguintes, que demandaram mais diálogo e disposição na luta, foram convencer o Governo Estadual (que encampou a proposta) e os parlamentares da Alerj, espaço onde a incorporação sofreu maiores resistências.

E para a aprovação do projeto de incorporação, o espírito de luta da comunidade Uezo e de todos que acreditam em sua missão foi mais uma vez necessário. Desde o meio-dia os técnicos, docentes e estudantes da Uezo e da Uerj se uniram em um ato em frente à Alerj que se transformou em uma vigília para acompanhar a votação em plenário. O Sintuperj mais uma vez se fez presente na mobilização, com suas coordenadoras gerais Cassia Gonçalves Santos da Silveira e Regina de Fátima de Souza. Além do sindicato, o ato cobrou com presença de membros das administrações centrais das duas instituições, incluindo a reitora da Uezo, Luanda de Moraes, e o reitor da Uerj, Ricardo Lodi. Em uníssono, a comunidade ueziana reafirmou a importância da incorporação e deu um recado importante para os deputados estaduais.

Durante a apreciação do projeto de lei 5.071/2021, cada intervenção positiva vinda da tribuna e cada voto favorável no painel da casa legislativa era acompanhado das expressões de esperança dos trabalhadores e estudantes da Uezo e da Uerj. Em contraponto, alguns poucos parlamentares que são contrários ao livre pensamento, ao fortalecimento da classe trabalhadora e que entendem o fortalecimento da Uezo como uma ameaça para a manutenção de sua área de influência política destilavam falas recheadas de inverdades, preconceitos contra o povo da Zona Oeste e ideologia reacionária.

 

Ao final da votação, a comemoração e o alívio de toda uma comunidade universitária cansada de sofrer e que vislumbra um novo horizonte com direitos e possibilidades de produção universitária de qualidade. O projeto aprovado na Alerj segue para o governador, que terá 15 dias para sancioná-lo, e a partir daí Uezo e Uerj seguirão caminhando juntas na trilha do desenvolvimento da Zona Oeste do Rio de Janeiro e da educação pública, gratuita, de qualidade e socialmente referenciada, tendo seu foco principal na população da região mais populosa da capital fluminense.

 

Uezo é Uerj!

Quem luta conquista!

Parabéns, comunidade da Uezo!