Pré-vestibular Social do Sintuperj inaugura nova sala

A histórica semana para a Educação Pública do Estado do Rio de Janeiro ganhou o terceiro capítulo. Após a inauguração da nova sede do CAp-Uerj e da aprovação do projeto de lei que incorpora a Uezo à Uerj, nesta quinta-feira (17/03) foi a vez da inauguração de mais uma sala do Pré-vestibular Social do Sintuperj. O evento contou com a presença do deputado estadual e presidente da Comissão de Educação da Alerj, Flávio Serafini (PSoL), e das maiores autoridades administrativas da Uerj.

 

Fazendo as honras do Pré-vestibular Social do Sintuperj, o coordenador de Formação e Comunicação Sindical, Carlos Alberto Silveira ressaltou a inclusão social promovida pelo Pré-vestibular e que muitos dos professores que lecionam são ex-alunos do preparatório.

 

 

 

Já a coordenadora de Formação e Comunicação Sindical, Viviane Rodrigues afirmou que o projeto é muito mais sobre pessoas do que sobre o objetivo final que é o Vestibular. “Várias transformações ocorrem nesse espaço. Isso não é só uma sala. Significa muito para diversas pessoas que passarão por aqui”, garantiu.

 

Operacionalizando o preparatório desde sua criação, o funcionário do Sintuperj Carlos Eduardo traçou um histórico da evolução do projeto, atingindo a excelência e tornando-se socialmente referênciado. De 10 a 15% de aprovações, o preparatório já atinge de 70% a 80% de aprovação. Ele destacou ainda que todos os colaboradores do projeto são oriundos de universidades públicas, o que é um critério de seleção.

 

Coordenadora geral do Sintuperj, Cássia Gonçalves fez um agradecimento especial ao ex-coordenador geral do sindicato e atual conselheiro universitário da Uerj Jorge Luís Mattos de Lemos (Gaúcho) pelo engajamento ao projeto educacional. Palavras reiteradas pela também coordenadora geral Regina de Souza, que lembrou que nos primeiros anos do preparatório Gaúcho, ainda coordenador do Sintuperj, defendeu a necessidade de ampliação do espaço para o atendimento aos estudantes, batalhando assim não somente no campo político como também no educacional. “Nunca fechamos porta para quem quis estudar no Pré-vestibular Social do Sintuperj”, complementou Cassia.

Sobre a atuação do sindicato no campo político, Cassia acrescentou que o Sintuperj é o “sindicato dos trabalhadores” e, neste sentido, representa o conjunto dos servidores das universidades públicas estaduais. E conclamou todos professores a filiarem-se ao Sintuperj, como alguns docentes já fizeram ao longo da história do sindicato.

O reitor da Uerj, Ricardo Lodi, lembrou que a nova sala é reivindicada há mais de dois anos por Gaúcho, e que quando soube que a finalidade era o Pré-vestibular dialogou com o professor e assessor da Reitoria, Domenico Mandarino, a fim de atender o pleito. “Este projeto está coadunado com a visão da Administração Central em relação a necessidade do povo pobre em ingressar na universidade pública. […] A função dos pré-vestibulares sociais é fantástica. Só agora, a Uerj passou a se preocupar oficialmente com isso, seguindo o exemplo do Sintuperj que já faz isso há décadas”, afirmou.

Lodi afirmou ainda que quis estar presente à inauguração para demonstrar a importância dos pré-vestibulares sociais e para simbolizar um gesto de agradecimento ao Sintuperj pela relação construída ao longo dos últimos dois anos e três meses. “Uma relação de autonomia, de independência, de cobrança, mas, dentro das nossas possibilidades, as demandas do Sintuperj sempre foram atendidas. E o Sintuperj sempre reconheceu as nossas dificuldades, nossos limites, e que temos que trabalhar juntos para conseguir as coisas. Recebemos o plano de cargos e salários, em grande medida elaborado pelo Sintuperj, aprovamos no Conselho, levamos ao governador porque é uma competência exclusiva do Executivo, e na inauguração do CAp [nova sede, no último dia 14/03] levamos Cássia, Regina e Gaúcho para cobrar do governador do Estado encaminhamento da matéria para o Legislativo. E o governador se comprometeu na primeira brecha do regime encaminhar a matéria ao Legislativo”, explicou. Cassia complementou que ainda neste ano o Sintuperj já começará a negociar o envio do plano.

De acordo com o reitor, “o Sintuperj entendeu desde o início que a universidade precisava mudar sua imagem externa, estabelecendo parcerias com maior diálogo com as instituições e com a sociedade civil, além de parcerias”. E revelou ainda que, como reconhecimento do trabalho de Cassia, Regina e dos demais companheiros, e também de Gaúcho, que continua trabalhando pelos servidores da Uerj, além da cessão da sala ele estava se filiando naquele momento ao Sintuperj. O primeiro reitor da Uerj a se filiar ao sindicato. “Como a Cassia disse, o Sintuperj não é o sindicato dos técnico-administrativos. É o sindicato dos trabalhadores, e docente também é trabalhador. É preciso consolidar a unidade dos trabalhadores das universidades estaduais”, declarou.

Além de Ricardo Lodi, todos os pró-reitores da Uerj se filiaram ou estão em processo de filiação ao Sintuperj. E o assessor da Reitoria Domenico Mandarino há anos é sindicalizado.

Vice-reitor da Uerj, Mário Sérgio Carneiro relembrou a grande luta que foi a aprovação do primeiro plano de carreira dos técnico-administrativos da Uerj, em 2006. Assim como dos momentos de crise vividos nos últimos anos. “Temos que lembrar das crises e refletir sobre as razões que as causaram”, destacou.

Sobre os três anos na Administração Central da universidade, disse: “Uma coisa muita grata para mim, embora eu estivesse há muito tempo em gestão na universidade, esses três anos de convivência com o Ricardo foram especiais por que houve muita área em especial que foi muito importante, e que eu aprendi muito, foi pela visão social do Ricardo. E reflete o sucesso da administração dele e as conquistas que estamos tendo. Essa filiação dele ao Sintuperj é muito significativa porque é um sindicato muito importante, que tem uma gestão que conversa, que evita radicalismos, que tem trazido muito benefício aos trabalhadores, sempre negociando muito bem e conversando. Essa sala tem um significado muito importante. É dar oportunidade aos filhos de trabalhadores para prestar o Vestibular e consegui galgar crescimento na vida”.

Presidente da Comissão de Educação da Alerj, Flávio Serafini (PSoL) ressaltou a importância e protagonismo que a Uerj assumiu para fortalecer o ensino superior público no Rio de Janeiro, ajudando a encontrar uma saída para a Uezo, que há anos era tratada com descaso pelo poder público. “Um compromisso com o ensino superior do Rio de Janeiro. Compromisso com os direitos dos servidores. Não foi à toa que o Sintuperj abraçou a causa e sua diretoria está há semanas frequentando a Alerj de forma firme, insistente, porque vivemos uma realidade em que uma parte dos servidores públicos estaduais tinha menos direitos do que os outros. Piores salários, piores condições de trabalho e isso começa a ser superado. Então parabéns ao Sintuperj também por entender que esse não era um debate fácil. E hoje estou feliz também por estar dando mais um passo na Educação popular”.

O parlamentar explicou ainda que o Brasil é um país onde quase metade da população não consegue sequer acessar o ensino médio. E que menos de 20% terminam o ensino superior. “Temos que pensar em diferentes mecanismos de superar essa realidade. Claro que a principal forma é conquistando mais direitos para a população, ampliar as vagas no ensino superior, quebrar esse gargalo terrível que é Vestibular, Enem, que são diferente filtros que relegam uma parte da população ao não direito ao ensino superior. Mas não podemos esperar. Temos que lutar, nos organizar para criar possibilidades. E os pré-vestibulares sociais e comunitários são ao mesmo tempo uma ajuda no campo da Educação ao aluno da escola pública, ao aluno que não conseguiu ter uma educação de qualidade como ele deveria ter tido, como também é uma forma de organização e mobilização. De refletir sobre as desigualdades que marcam a sociedade, sobre a própria injustiça que é ele ter que fazer mais um curso até conseguir furar esse bloqueio para acessar à universidade. Parabéns ao Sintuperj! O Pré-vestibular Social é uma junção porque luta não se faz sem solidariedade, não se faz sem sentir a dor do outro. Se faz em conjunto, respondendo à realidade das pessoas. Poucas iniciativas no Brasil são tão potentes como os pré-vestibulares nesse sentido, como a educação popular de uma maneira geral que ajuda um país tão desigual, tão marcado ainda por um abismo na educação. E parabéns por conseguir colocar na agenda do estado do rio de janeiro a ampliação do ensino superior”, finalizou!

A professora Catia Antonia da Silva, Pró-reitora de Políticas e Assistência Estudantis (PR-4), afirmou que a universidade tinha uma política afirmativa muito voltada para o cotista, e mesmo assim precisava ser aprofundada aprofundar. “A lei de cotas merece uma análise de como se realiza, no sentido de ampliar. O que estamos fazendo junto com a PR-1, a divulgação junto às escolas, aos pré-vestibulares das ações afirmativas. Ainda temos um número reduzido de alunos que entram nas vagas de cotas. Queremos ampliar isso para que realmente chegue aos 45%. É muito importante o trabalho do Pré-vestibular popular. É um orgulho muito grande o Pré-vestibular do Sintuperj. Eu sempre falo dele para a sociedade em geral, e que a gente consiga chegar lá agora em Campo Grande [fazendo referência a incorporação da Uezo pela Uerj]. A gente quer divulgar junto ao Sintuperj as ações da PR-4 e sobretudo os 21 anos de ações afirmativas. Os alunos do Ensino Médio muitas vezes não sabem que eles têm direito. E parece que a universidade pública é algo distante a eles”.

Lincoln Tavares, Pró-reitor de Graduação (PR-1), “o Sintuperj sempre esteve desde o início nessa luta [referindo-se à defesa do ensino público de qualidade na Zona Oeste]. Sintuperj esteve nos espaços dos deputados por meses. E isso é muito importante porque às vezes quando esmorecemos havia alguém lutando junto. Isto é reflexo da forma como vocês atuam.  Esse espaço [sala] é fruto de reivindicação e é uma conquista. Só que é uma conquista socializada. Não é apenas uma conquista para o sindicato, mas sim para a Uerj e toda a sociedade. A Uerj existe para beneficiar a sociedade, para suprir os anseios da sociedade. E eu acho que ela está cada vez mais suprindo. Quando a gente pensa em capilarizar o Pré-vestibular para alcançar mais gente, entre eles, grande parte desfavorecidos socialmente, a gente quer mais uma vez, valorizar esse tipo de iniciativa. Essa precisa ser a vocação da universidade pública, gratuita, democrática, que se referencia no território, que se referencia na sociedade. A gente precisa de vocês numa proporção que vocês não imaginam. Sem vocês a luta fica enfraquecida” garantiu.

Pró-reitora de Extensão e Cultura (PR-3), Cláudia Lima, rendeu agradecimentos ao Sintuperj. “Vocês deram um banho de como defender os trabalhadores. Não adianta ir para Alerj sem entender o hoje”.

Já o Pró-reitor de Pós-graduação e Pesquisa (PR-2), Luís Antônio Mota, acrescentou ser muito bom ver como o processo das cotas funcionou muito melhor do que se esperava. “Não há emoção maior do que um membro da família, muitas vezes o primeiro, se formar. Sou oriundo da UFRJ. Tenho uma história de menor tempo na Uerj do que muitos, mas já a considera minha casa. Me bate um orgulho esse ato social de cessão da sala. Essa iniciativa [pré-vestibular social] é muito bem sucedida e vital”.

O Pró-reitor de Saúde (PR5), Rogério Rufino, esteve presente à inauguração mas teve de se ausentar devido a compromissos.

Cassia rendeu muitos agradecimentos ao Gaúcho pelos ensinamentos políticos que o ex-coordenador do Sintuperj lhe proporcionou desde quando os dois trabalhavam juntos no CTI Cardíaco do Hospital Universitário Pedro Ernesto. Inclusive a conclamando e aos demais técnico-administrativos de nível superior a se engajarem no sindicato e na luta dos trabalhadores.

Gaúcho fez agradecimentos a todos os funcionários do Sintuperj que operacionalizam o funcionamento do sindicato, bem como a atuação da Diretoria Executiva do Sintuperj por estar lhe proporcionando a satisfação de ver o sindicato vitorioso. “É um projeto [Pré-vestibular] que muitos colegas meus, auxiliares de enfermagem, conseguiram fazer a graduação para Enfermagem, Medicina, Odontologia. É uma satisfação passar no corredor e ver uma mãe dizer que o filho vai se formar e quer a minha presença na formatura”.

Finalizando o evento, a coordenadora Cassia anunciou uma última homenagem ao ex-coordenador e atual conselheiro universitário Gaúcho. A nova sala do Pré-vestibular Social do Sintuperj vai se chamar Sala Jorge Luís Mattos de Lemos. E o descerramento da placa foi feito pelo próprio Gaúcho e pelo reitor da Uerj, Ricardo Lodi.