Em homenagem a Darcy Ribeiro, reitor da Uerj anuncia criação dos auxílios saúde, educação e transporte para os servidores da universidade

Se vivo fosse, Darcy Ribeiro completaria 100 anos em 2022. Em homenagem a um dos mais importantes intelectuais defensores da Educação pública, gratuita e de qualidade, a Uerj inaugurou nesta sexta-feira (25/03) um painel em homenagem ao centenário.

Na apresentação do evento, a pró-reitora de Extensão e Cultura (PR-3), Cláudia Lima, destacou algumas das contribuições de Darcy para combater a desigualdade social, como a idealização da Universidade Estadual do Norte Fluminense (Uenf), a Universidade de Brasília (UNB), a Lei de Diretrizes e Bases (LDB) e o Parque do Xingu, marcando assim o seu nome também na preservação das populações indígenas. Ela ainda lembrou que diante da grande desigualdade brasileira, Darcy afirmava que somente haveria duas opções: resignar-se ou indignar-se, e que jamais se resignaria.

O reitor da Uerj, Ricardo Lodi, destacou que os anos de 2020, 2021 e 2022 marcaram, respectivamente, os centenários de três personalidades das mais importantes para a construção de um Brasil menos desigual: Celso Furtado, Paulo Freire e Darcy Ribeiro. Lembrou ainda que 2022 também seria o ano do centenário de outra figura importantíssima para a Educação pública: Leonel Brizola. E foi justamente durante o governo de Brizola que Darcy Ribeiro colocou em prática o projeto de educação pública integral, conhecido como Ciep (Centros Integrados de Educação Pública).

Lodi lembrou ainda do Museu do Índio e Fundação Nacional do Índio (Funai) como legados do trabalho de Darcy Ribeiro. Na ocasião, Lodi anunciou a assinatura do Ato Executivo de Decisão Administrativo que cria os auxílios saúde, transporte e educação. Mais uma conquista para o conjunto dos trabalhadores da Uerj que esteve na pauta de reivindicações da Direção do Sintuperj nas negociações junto à Reitoria.

E sob os olhares da coordenadora geral do Sintuperj Cassia Gonçalves e da coordenadora de Administração e Finanças, Neuza Conceição, afirmou que a comunidade “tem que caminhar onde há espaço” e lembrou que o Sintuperj e a Administração Central cobraram diretamente ao governador o envio da reformulação do plano de carreira dos técnico-administrativos da Uerj para a Alerj.

O trabalho desenvolvido pela atual Direção do Sintuperj também foi reconhecido pela pró-reitora Cláudia Lima, que fez uma saudação ao sindicato e parabenizou o sindicato pelo trabalho desenvolvido.

Ao final dos pronunciamentos, o reitor da UERJ fez o descerramento do painel comemorativo do centenário de Darcy Ribeiro, e que ficará exposto na entrada do pavilhão João Lyra Filho, do campus Maracanã da UERJ, ao longo de 2022.