Conselhos Superiores da Uerj aprovam homologação dos resultados das eleições da Universidade

Em sessão conjunta realizada na manhã desta sexta-feira, 06/12, os conselheiros da Uerj representantes no Consun (Conselho Universitário), CSEPE (Conselho Superior de Ensino, Pesquisa e Extensão) e Conselho de Curadores homologaram os resultados das eleições gerais da Universidade, que foram realizadas no último mês de novembro. Com esta homologação, o novo reitor da Uerj, Ricardo Lodi Ribeiro, e o novo vice-reitor, Mario Sérgio Carneiro, estão aptos a assumir seus cargos a partir do início de janeiro para conduzir a Universidade no quadriênio 2020-2023.

Desde a abertura do expediente da sessão conjunta, os conselheiros destacaram a importância da prática democrática na Uerj, fruto de muitas lutas da comunidade universitária desde a época das discussões e promulgação da Constituição do Estado do Rio de Janeiro (ocorrida em 05 de outubro de 1989), luta essa que continuou e continua sendo travada para que servidores técnico-administrativos, docentes e estudantes possam seguir conduzindo os rumos da história da instituição. Também foi resgatado o histórico de lutas recentes da comunidade uerjiana frente à crise que atingiu o estado do Rio nos últimos anos, na qual todas as categorias demonstraram uma forte união em defesa da instituição e de seu caráter público, gratuito e com sua produção voltada para a evolução da sociedade.

Ao iniciar as discussões da ordem do dia, o relato para a homologação das eleições ficou a cargo da conselheira Elaine Ferreira Tôrres, presidente da Comissão Eleitoral Geral da Uerj, apresentar aos conselheiros o trabalho realizado para a realização do processo eleitoral da Universidade, incluindo as avaliações das prestações de contas das chapas que participaram do processo. Além da homologação dos resultados das eleições para reitor e vice-reitor, também foram apresentados os resultados das eleições para direção e vice-direção dos centros setoriais, unidades administrativas (incluindo o Hospital Universitário Pedro Ernesto) e acadêmicas. Também foi indicada a decisão tomada em sessão anterior do Conselho Universitário em relação às eleições da Policlínica Piquet Carneiro, que teve todas as suas urnas impugnadas e será necessária a realização de nova votação.

Ao fim do relato, os conselheiros aprovaram por unanimidade o trabalho realizado pela Comissão Eleitoral Geral da Uerj, e o atual reitor Ruy Garcia Marques convidou o futuro reitor, Ricardo Lodi Ribeiro, junto com seu vice-reitor, Mário Sérgio Alves Carneiro, ao plenário para que pudesse fazer um pronunciamento. Em sua explanação, o novo reitor reafirmou seu compromisso com a missão e os pilares da Universidade.