Consun debate eleições, demandas de servidores e ambiente nas escolas

O Conselho Universitário da Uerj da última sexta-feira (14/04) dedicou boa parte da sessão para a temática da segurança em ambientes de ensino, em especial do Colégio de Aplicação da universidade (CAp-Uerj). O resultado dos debates culminou na aprovação de uma carta em defesa e proteção das escolas em todo o país sob os mais diversos aspectos, e não somente no que tange à segurança.

Acerca das demandas técnico-administrativas, o conselheiro Jorge Luís Mattos (Gaúcho) lembrou que o auxílio excepcional continua sem majoração e emperrado nas restrições do Regime de Recuperação Fiscal. Ele ressaltou que o auxílio é um caso de excepcionalidade no que tange ao aumento de despesa.

Gaúcho também solicitou mais empenho por parte do reitor da Uerj, Mário Sérgio Carneiro, e da Procuradoria da Uerj (PG-Uerj) para a tramitação de dois projetos. O primeiro trata do adicional de insalubridade, já que na Uerj este adicional é pago sobre o salário mínimo de 2015. O correto seria sobre o salário base atual. O outro projeto é referente ao adicional noturno, que contempla todos os plantonistas do Hospital Universitário Pedro Ernesto (Hupe) e os servidores da Segurança da universidade que exercem suas funções no período entre 22h e 05h.

Descontos indevidos

O conselheiro Celso Santos solicitou providências à Reitoria e à PG-Uerj para que cerca de 200 servidores, entre ativos e inativos, parem de ter seus contracheques descontados para o extinto ‘Celeiro’. O conselheiro afirmou que estes servidores não conseguem realizar sua desfiliação.

Complementando à requisição de Celso, o conselheiro Gaúcho afirmou que mesmo o extinto Celeiro não fazendo parte da Uerj o contracheque descontado é da universidade. Portanto, a Administração da Uerj precisa atuar para resolver a questão.

Em resposta, o presidente do Conselho e reitor da Uerj, Mário Sérgio Carneiro, afirmou que desconhecia a questão, e convidou os conselheiros a iniciarem diálogo sobre o problema após o encerramento da sessão do Consun. Sobre o auxílio excepcional, Mário Sérgio ratificou que a Reitoria não desistiu da demanda e ainda trabalha pela consecução.

Eleições para os conselhos

Os conselheiros também debateram acerca de mudanças a serem realizadas na regulamentação das eleições para os conselhos superiores da universidade (Conselho Universitário e Conselho Superior de Ensino, Pesquisa e Extensão – Csepe). O exíguo tempo para os debates tendo em vista a proximidade das eleições e a própria possibilidade de mudanças em ano eleitoral foram colocadas na pauta de discussões.

Após proposta feita pelo conselheiro Gaúcho, o Conselho Universitário optou por agendar uma sessão extraordinária para tratar especificamente sobre o tema.