Sintuperj leva apoio à mobilização contra entrega da gestão de hospitais federais no Rio de Janeiro

A coordenadora de Saúde e Segurança do Trabalhador do Sintuperj, Simone Damasceno, representou o Sintuperj na vigília realizada por servidores da Saúde federal em frente ao prédio do Departamento de Gestão Hospitalar (DGH), nesta quarta-feira (24/04). Os trabalhadores protestam contra o fatiamento da rede federal de Saúde localizada no Estado do Rio de Janeiro e entrega da gestão para município, Estado, organizações sociais (OSs) e Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh).

Os manifestantes também cobram concurso público, o fim do sucateamento da Saúde Pública, recomposição salarial, além da transferência da carreira da Seguridade Social para a carreira da Ciência e Tecnologia para corrigir distorções funcionais.

Para participar da vigília, os servidores aprovaram, no último dia 17 de abril, uma paralisação das atividades nos dias 24 e 25 de abril. Neste dia, haverá reunião da mesa setorial de negociação do Ministério da Saúde, prevista para as 10h da manhã, no DGH, bem como nova assembleia dos servidores com indicativo de greve por tempo indeterminado.

Reunião com André Ceciliano

Dirigentes do Sindicato dos Trabalhadores em Saúde, Trabalho, Previdência e Assistência Social no Estado do Rio de Janeiro (Sindsprev/RJ) foram recebidos pelo Secretário de Relações Institucionais do governo federal, André Ceciliano, nesta terça-feira (23/04). Na reunião foi solicitada uma audiência com a ministra da Saúde, Nísia Trindade. Ceciliano se comprometeu no sentido de viabilizar a interlocução entre sindicato e Ministério da Saúde. Matéria completa no site: https://sindsprevrj.org/hoje-24-e-amanha-25-tem-paralisacao-da-rede-federal-com-vigilia-permanente-em-frente-ao-dgh-2/

As preocupações do Sindsprev/RJ e dos servidores da rede federal do Rio aumentaram ainda mais após o jornalista Sidney Rezende ter noticiado que o grupo privado Nossa Senhora da Conceição, do Rio Grande do Sul, já estaria assumindo a gestão do Hospital Federal de Bonsucesso (HFB). Segundo a postagem de Rezende, o responsável administrativo do Conselho Gestor do Grupo Conceição é Helvecio Miranda Magalhães Júnior, demitido do Hospital de Bonsucesso após denúncia de tráfico de influência na contratação de serviços. Helvécio é uma figura bastante conhecida dos servidores, por seu viés privatizante.

Reportagem exibida pelo RJTV, na semana passada, revelou o sucateamento de dois hospitais universitários federais cujas gestões foram concedidas à Ebserh: Hospital Universitário Graffé Guinle e Hospital Universitário Antônio Pedro. Na matéria foram reveladas situações como salas e leitos desativados, aparelhos sem uso e instalações precárias.

Com informações do site do Sindsprev.