Consun-Uerj aprova concessão de títulos de professor emérito e homologação do Prêmio Anísio Teixeira

A manhã desta sexta-feira, 11/03, foi marcada pela realização da primeira sessão ordinária em formato híbrido do Conselho Universitário da Uerj neste ano de 2022. Além dos conselheiros que estiveram presentes no plenário dos conselhos, outros representantes das categorias da Universidade participaram de forma online do espaço de deliberações da instituição.

Nesta sessão foram apreciados e aprovados a concessão dos títulos de professor emérito ao ex-reitor Nival Nunes de Almeida e a professora Nilda Guimarães Alves. Também foram homologados os resultados do Prêmio Anísio Teixeira,  que tem como objetivo reconhecer o esforço de servidores técnico-administrativos para o crescimento e desenvolvimento da Uerj.

Em relação ao prêmio Anísio Teixeira, o plenário do Consun aprovou as indicações dos premiados, que deverão ser divulgados em breve.

Títulos de Professor Emérito: confira o perfil dos homenageados:

Nival Nunes de Almeida

A primeira das honrarias aprovadas pelo Consun foi concedida ao ex-reitor Nival Nunes de Almeida, que exerceu o cargo entre os anos de 2004 e 2007. O relato do processo foi feito pelo conselheiro Pabllo do Valle Buhler Pedrada, da bancada dos técnico-administrativos. Engenheiro Eletricista formado pela Uerj no ano de 1982, sendo também mestre e doutor em Engenharia Elétrica pela UFRJ, Nival é docente da Uerj desde o ano de 1984, quando ingressou como professor auxiliar na instituição.

Além de ter exercido os cargos de professor adjunto da universidade, diretor da Faculdade de Engenharia (FEN), do Centro de Tecnologia e Ciências (CTC) e de reitor da Uerj, Nival também é atualmente professor da Escola de Guerra Naval da Marinha do Brasil e acumula honrarias concedidas pela Marinha do Brasil, pelo Governo do Estado de Minas Gerais, pela Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro e pelo Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (CEFET), dentre outros.

Dentre as falas que homenagearam o ex-reitor Nival antes da aprovação do título de Professor Emérito, destaque para o conselheiro Jorge Luis Mattos de Lemos (Gaúcho) que ressaltou a importância do mesmo para a construção e aprovação da lei que instituiu o primeiro plano de carreira conquistado pelos técnicos da Uerj (Lei  Estadual 4.796/2006) e também sua atuação para a construção da lei que garantiu o plano de carreira dos docentes da universidade (Lei Estadual 5.343/2008).

Nilda Guimarães Alves

A segunda honraria aprovada pelo Consun na sessão desta sexta-feira foi concedida à professora Nilda Guimarães Alves. O relato do processo foi feito pela conselheira Ana Paula Barcelos Ribeiro da Silva, da bancada docente. Nilda é professora titular da Faculdade de Educação da Uerj e da UFF, já tendo se aposentado em ambas as instituições, e tem como formação graduações em Geografia pela UFRJ e em Pedagogia pela Universidade Santa Úrsula, além de possuir título de doutorado em Ciências da Educação pela Université Paris Descartes da França.

Nilda ingressou na Uerj como docente no ano de 1984, tendo ocupado cargos como diretora da Faculdade de Educação da Uerj (EDU), e coordenadora do Laboratório de Educação e Imagem. Também atuou como docente na Faculdade de Formação de Professores da Uerj, campus São Gonçalo e no Instituto de Educação do Rio de Janeiro.

Confira outros pontos debatidos no Consun

PCCS dos técnicos da Uerj: Reitoria e Sintuperj trabalham juntos para que projeto de lei seja encaminhado para apreciação da Alerj

Demanda real dos servidores técnico-administrativos da Uerj, o Plano de Cargos, Carreiras e Salários segue em análise pelo Poder Executivo Estadual e a união de toda a comunidade uerjiana será primordial para que essa conquista seja alcançada. Essa é a avaliação do reitor Ricardo Lodi, que no Consun apontou que está trabalhando em conjunto com o Sintuperj para tentar uma reunião com a Secretaria Estadual da Casa Civil com o objetivo de buscar a melhor maneira para que o plano seja encaminhado para votação da Alerj.

Ainda sobre esse ponto, Lodi ressaltou que existem dificuldades impostas pelo governo federal para que essa negociação continue a caminhar, pois o Ministério da Economia ameaçou com a não renovação do Regime de Recuperação Fiscal (RRF) do Rio de Janeiro caso houvesse a aprovação para implantação ou reformulação de planos de carreiras das categorias de servidores estaduais fossem aprovadas pela Alerj e sancionadas pelo Executivo.

Projeto de Lei que visa incorporação da Uezo à Uerj deve entrar em pauta nesta próxima semana

Ao final da abertura do expediente do Consun, o reitor Ricardo Lodi apontou que as negociações da Uezo e da Uerj com a presidência da Alerj podem dar resultados efetivos já na próxima semana. De acordo com Lodi, o presidente da casa legislativa, deputado estadual André Ceciliano, se comprometeu a encaminhar o Projeto de Lei que visa à incorporação (PL 5.071/2021) para votação em plenário até a próxima quinta-feira, 17/03, em regime de urgência.

A incorporação da Uezo à Uerj é uma demanda da comunidade da Uezo e tem como objetivo garantir a existência da instituição com direitos para seus servidores e estudantes, assim como fazer com que a mesma cumpra de maneira real seu objetivo de atuar como um polo de desenvolvimento universitário e tecnológico na Zona Oeste

Nova sede do CAp-Uerj será inaugurada nesta segunda-feira

A última segunda-feira, 14/03, será marcada pela inauguração do novo prédio do Instituto de Aplicativo Fernando Rodrigues da Silveira, o Colégio de Aplicação da Uerj. As novas instalações do CAp serão na rua Barão de Itapagipe, onde anteriormente estava localizado o Instituto Padre Leonardo Carescia, e conta com estrutura para Restaurante Universitário da unidade e estrutura para ampliação de novos cursos.

Durante a sessão do Consun realizada nesta sexta-feira o reitor Ricardo Lodi fez um convite para toda a comunidade uerjiana para a cerimônia de inauguração, onde também será assinado um Ato Executivo de Decisão Administrativa (AEDA) instituindo o Auxílio-Uniforme para os estudantes da unidade.

Novo pró-reitor de saúde da Uerj é apresentado no Consun. Técnicos solicitam criação de serviço para atendimento aos servidores da universidade

No ponto destinado a assuntos gerais, ao final do Consun, o reitor Ricardo Lodi apresentou oficialmente ao conselho o novo pró-reitor de saúde da Uerj, doutor Rogério Rufino, que deixa o cargo de diretor da Policlínica Piquet Carneiro da Uerj (PPC) para assumir a PR-5. Aproveitando o ensejo, o conselheiro Jorge Gaúcho pediu a fala para solicitar uma atenção a uma demanda histórica da universidade, que é a criação de um serviço para que os trabalhadores da Uerj possam utilizar a excelência dos serviços de saúde. Gaúcho apontou que existe um processo que pode ser analisado pela PR-5 e que será encaminhado em breve ao pró-reitor.

Em resposta, Rogério Rufino avaliou que são necessários alguns passos para que essa demanda seja atendida, como a constituição de uma equipe profissional e competente, assim como a elaboração de um planejamento que possa dar conta das demandas dos servidores da Uerj sem desamparar os pacientes da comunidade externa encaminhados pelo SISREG-SUS. Rufino apontou que haverá um estudo detalhado para a instituição de um serviço de atendimento ao trabalhador da Uerj, que deve ser apresentado até o final deste ano para discussão ampla na universidade.