Diretoria Executiva do Sintuperj e técnico-administrativos da base promovem ato na Reitoria da Uerj para cobrar direitos dos trabalhadores da universidade

Os servidores técnico-administrativos da Uerj promoveram um ato no corredor da Reitoria da universidade na manhã desta quinta-feira, 15/12. Organizado pela Diretoria Executiva do Sintuperj, o movimento teve como objetivo cobrar a resolução imediata de demandas relativas aos trabalhadores da instituição e que estão se arrastando sem solução por todo o ano de 2022. Dentre os pontos de reivindicação estão o pagamento do Adicional de Insalubridade sobre o vencimento-base; o pagamento do Adicional Noturno; o pagamento dos Auxílios Educação e Saúde, assim como a atualização do Auxílio Excepcional; o pagamento dos retroativos do segundo terço de férias dos técnicos em Radiologia (Raio-X), relativo aos anos de 2014, 2015 e 2016; e o enquadramento de todos os Auxiliares Técnicos Universitários (AU), incluindo aposentados e pensionistas.

O ato foi programado para às 11 horas da manhã, mas as movimentações tiveram início uma hora antes com a coordenadora geral do Sintuperj Regina Souza fazendo um chamado aos trabalhadores na entrada do Pavilhão João Lyra Filho da Uerj. Além do chamado, foi realizada uma panfletagem para conscientizar os trabalhadores da instituição sobre os direitos que estão sendo reivindicados. A movimentação agregou um bom número de servidores, que no horário marcado seguiram para o corredor da Reitoria onde solicitaram uma reunião para tratar dos temas reivindicados.

Um grupo formado por representantes da Diretoria Executiva e por componentes da base de técnico-administrativos foram recebidos pelo reitor Mario Sergio Carneiro, que se encaminhou até o corredor para conversar com todos os trabalhadores presentes. Em sua fala, o reitor ressaltou inicialmente que reconhece e concorda com todos os pontos de pauta que estão sendo reivindicados, e apontou que todas as reivindicações apresentadas foram encaminhadas pela universidade, mas cada uma delas tem especificidades que fez com que ainda não tenham sido efetivadas.

Em resposta aos esclarecimentos do reitor, que apontou que a participação do Sintuperj é importante para fortalecer as reivindicações dos trabalhadores nos diversos espaços de negociação, a coordenadora geral Cassia Gonçalves Santos da Silveira enfatizou que é importante que a Uerj siga lutando pelos seus trabalhadores, sempre com lisura e transparência para que a comunidade uerjiana siga defendendo a instituição com o orgulho que sempre teve. A coordenadora apontou também que o trabalho do sindicato junto aos parlamentares da Alerj já começou em busca da aprovação tanto do Plano de Carreira (PCCS) quanto das leis que buscam garantir o pagamento do Adicional de Insalubridade sobre o salário-base e do Adicional Noturno aos trabalhadores que fizerem jus a esse direito.

Confira o esclarecimento do reitor sobre alguns temas reivindicados:

Adicional de Insalubridade no vencimento-base e Adicional Noturno: o reitor da Uerj afirmou que irá fazer a cobrança junto ao Executivo estadual para buscar garantir o devido pagamento desses adicionais como devem ser feitos, mas a negociação neste momento é política. Cassia Gonçalves ressaltou que caso a negociação por meios políticos não obtenha sucesso o Sintuperj irá buscar os direitos dos servidores por via judicial, através de mandado de segurança.

Pagamento dos auxílios de natureza indenizatória: Mario Sergio Carneiro informou que a garantia do pagamento desses auxílios está sendo travada pela Comissão do Regime de Recuperação Fiscal (RRF) de Brasília. Em resposta, a Uerj já encaminhou todos os documentos necessários garantindo que a instituição tem dotação orçamentária para garantir os pagamentos dos auxílios. O reitor apontou que têm a esperança de uma nova forma de negociação com a comissão do RRF, que seja mais sensível às demandas dos trabalhadores.

Reformulação do Plano de Carreira: O reitor da universidade apontou que existe uma promessa, por parte do Governo do Estado, de encaminhar neste ano de 2023 os planos de carreira relativos às secretarias de Educação e de Ciência, Tecnologia e Inovação (SECTI), ao qual a Uerj está inserida. A Uerj vai seguir com o diálogo político em busca da aprovação deste plano de carreira.