Entidades de trabalhadores da educação pública superior se reúnem na Uerj e agendam mobilização

Representantes das entidades ligadas às categorias das universidades públicas fluminenses estiveram em reunião promovida na tarde de hoje na Uerj, com o objetivo de discutir ações em conjunto na defesa da educação superior no Rio de Janeiro. Organizada pela Fasubra com o apoio do Sintuperj, o encontro possibilitou o compartilhamento de informações das entidades e o acerto dos ponteiros para o agendamento de uma grande mobilização.

Após uma breve rodada de análise de conjuntura, os representantes das entidades traçaram a organização de algumas ações para mobilizar as categorias de suas comunidades universitárias (técnico-administrativos, docentes e estudantes) para a luta em defesa da educação superior. Sensíveis à situação de precarização da Uerj, imposta pelo Governo do Estado, os representantes deliberaram pela realização de um ato no próximo dia 19/10, com concentração a partir das 14 horas no campus Maracanã da Universidade, com convite a diversas categorias de servidores públicos das três esferas (federal, estadual e municipais).

Como preparação para esta atividade e servindo também para apresentação às demais categorias e entidades de representação, haverá uma reunião de mobilização no dia 09/10, às 17 horas, na sede do Andes-SN (Avenida Rio Branco, número 277, Centro da cidade). Dentro dessa proposta, há a possibilidade de que esta mobilização seja transformada em uma Frente Nacional em Defesa da Educação Pública, tendo como eixos centrais as lutas contra as reformas e o corte de verbas para a educação, além das campanhas “Fora Temer” e “Fora Pezão”, e a preparação rumo à greve geral.

Estiveram presentes na reunião, que foi realizada no auditório 11 da Uerj, Ivanilda Reis, representando a Fasubra (Federação de Sindicatos de Trabalhadores das Universidades Brasileiras); Juliana Fiúza, pelo Andes-SN (Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior); Pedro Rosa, em nome do Sintuff (Sindicato dos Trabalhadores em Educação da UFF); Luiz Carlos, representando o Sintur (Sindicato dos Trabalhadores em Educação da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro); Francisco de Assis Santos, pelo Sintufrj (Sindicato dos Trabalhadores em Educação da UFRJ); Leolo Lopes, em nome da UEE (União Estadual dos Estudantes); e Gabriel Tolstoy, pelo Comando de Greve dos servidores técnico-administrativos da Uerj.