Marcha das Mulheres Pretas toma conta da orla de Copacabana

A IX Marcha das Mulheres Negras levou manifestantes à orla de Copacabana, no último domingo (30/07). Organizada pelo Fórum Estadual de Mulheres Negras – RJ e com o lema “Mulheres Negras Unidas contra o Racismo, Toda Forma de Opressão, Violência e pelo Bem Viver”, a manifestação encerrou a semana de mobilizações pelo Dia Internacional da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha (25/07).

O movimento chamou a atenção para a desigualdades com as quais são tratadas as mulheres negras em virtude do racismo e machismo estruturais, além de tantas outras formas de violência que têm este segmento da sociedade como principais vítimas.

Presente à Marcha, a escritora Maria da Conceição Evaristo, com produção literária voltada ao combate à opressão ao povo negro, fez a leitura de um manifesto que deu início à mobilização. Em seu discurso, ela condicionou o bem viver à maior participação coletiva da população negra, com a construção de um poder horizontalizado e ocupação dos lugares de decisão pelas mulheres negras.

O ato também reverenciou mulheres negras que lutaram em prol da defesa, do respeito e pelo empoderamento da população preta. Entre as homenageadas, estavam a escritora Carolina Maria de Jesus, a cantora Elza Soares, a intelectual Lélia Gonzalez, a líder quilombola Tereza de Benguela e a vereadora Marielle Franco, assassinada em 2018.

Pelo Sintuperj, esteve presente a coordenadora geral do sindicato Regina de Souza.