Moção de apoio aos enfermeiros Izabel Gomes e Fernando Sanches

O Sintuperj, sindicato que representa os trabalhadores técnicos das universidades públicas estaduais no Rio de Janeiro, UERJ,UENF e UEZO,  torna público uma  moção de apoio aprovada pelos trabalhadores técnico-administrativos reunidos em assembleia virtual em 05/04/2021.

Moção de apoio à enfermeira Izabel Cristina de Morais Gomes, que era coordenadora de enfermagem do Dessaúde, e ao enfermeiro Fernando Augusto Dias e Sanches, que juntos eram responsáveis pela organização da vacinação dos servidores e suporte ao esquema de vacinação drive-thru do posto instalado na Uerj.

Izabel entregou seu cargo e Fernando foi colocado `a disposição  por não concordarem com a forma de operacionalização da vacinação contra a Covid.

É preciso ressaltar que se tratam de dois profissionais competentes e com total  conhecimento técnico, e que desde o início estavam`a frente do programa fazendo tudo com segurança e, principalmente, transparência. A saída deles em meio ao programa de imunização, por eles organizados, traz muita preocupação pelo fato deles terem sido contrários ao aparecimento de listas paralelas de vacinação.

Sabemos que ninguém é  insubstituível, mas sabemos também que algumas mudanças acabam comprometendo a estrutura emocional da equipe e perda da qualidade do serviço, principalmente quando a mudança se dá por fatores não técnicos. 

O profissional da Saúde está na linha de frente de todas as ações que envolvem a vida das pessoas e tem como princípio indissociável a ética e a responsabilidade.

É preciso urgentemente um olhar de valorização para todos os profissionais que estão na linha de frente do processo de vacinação da Uerj, que teve seu início na década de 90 e foi responsável por imunizar todos os servidores e alunos desta universidade. E sempre foi da responsabilidade do enfermeiro do trabalho conduzir todo processo por estar, inclusive, dentro das atribuições previstas no AEDA de criação do departamento.

Todo apoio aos enfermeiros Izabel Gomes e Fernando Sanches!

Em nome  da ética e da valorização de todos os profissionais da Enfermagem do Dessaúde Uerj.