Nota de esclarecimento sobre a organização do ato de 23/11/2017

Companheiros do Sintuperj,

Na noite da última quinta-feira, 16/11/2017, foi realizada na sede da Asduerj, Associação dos Docentes da Uerj, reunião para a organização de um ato unificado de rua dos diversos segmentos da Universidade. Este espaço contou com a participação das entidades representativas das categorias de técnico-administrativos (Sintuperj), docentes (Asduerj) e estudantes (DCE), além de coletivos e grupos organizados de maneira independente.

Desde o início, houve a tentativa da construção democrática deste movimento, que também serviria como o marco de lançamento da Frente Estadual em Defesa da Educação Pública. No entanto, por posições adversas ao objetivo do ato, um grupo de estudantes tensionou e tentou impor suas vontades frente aos demais grupos que estavam na organização do ato, se posicionando de forma irredutível até a ponto de não ser possível construir um consenso sobre a mobilização.

Descrevemos abaixo alguns pontos de conflito na reunião:

– Não indicação de um comando para o ato: Em toda mobilização de rua, é necessário que haja o mínimo de organização e apontamento de quem serão as pessoas responsáveis pela mesma. A participação de uma entidade em um ato sem um comando definido, mesmo que esta não seja a organizadora, faz com que ela fique vulnerável a quaisquer situações extraordinárias que aconteçam, e o Sintuperj não pode assumir responsabilidades que possam causar prejuízo à sua base de técnico-administrativos;

– Não obediência ao limite de meia pista durante o trajeto do ato: O Sintuperj entende que é necessário resguardar a base dos técnico-administrativos, evitando quaisquer situações em que os servidores possam ser colocados em risco físico. A interrupção total do tráfego no entorno da Uerj, em especial das ruas São Francisco Xavier e Radial Oeste (duas das principais vias de ligação entre o Centro e a Zona Norte) pode fazer com que as forças policiais intervenham de maneira dura contra os manifestantes.

– Confronto direto com a polícia em caso de reação enérgica da mesma: A entidade sindical tem a responsabilidade de zelar por seus representados e, por conta disso, não concordamos com a possibilidade de colocar a base dos técnico-administrativos em risco contra as forças policiais. Um confronto contra a polícia pode provocar desde a prisão de um servidor até um grave ferimento, como já ocorrido em outras oportunidades. Mesmo com a necessidade de radicalização, a mesma deve ser feita com total responsabilidade para que os danos contra os servidores sejam minimizados.

Por essas questões e seus posicionamentos em defesa de sua base de trabalhadores, o Sintuperj sofreu críticas daqueles que querem realizar o ato com práticas que podem causar sérios problemas para a comunidade uerjiana, em especial para os servidores técnico-administrativos. No entanto, temos a responsabilidade para com a nossa base e não podemos expor os trabalhadores a quaisquer riscos. Esta é uma posição tanto o Sintuperj quanto a Asduerj, que estão se posicionando no sentido de não custear uma iniciativa que pode se tornar lesiva aos trabalhadores e às entidades.

Finalizando, o ato do dia 23/11 será organizado pelos estudantes organizados de maneira independente e a participação dos servidores está facultada à sua vontade pessoal, com o Sintuperj se resguardando de quaisquer problemas que possam ocorrer na condução desta mobilização. As entidades que participaram da reunião da última quinta-feira se comprometeram a realizar no dia 23/11, às 14 horas, em local a ser divulgado, a reunião organizativa da Frente Estadual em Defesa do Ensino Público.

Atenciosamente, saudações sindicais!

Diretoria Executiva do Sintuperj

Quadriênio 2015-2018