Profissionais da Enfermagem promovem ato em frente à residência de secretário municipal de Saúde do Rio

Em greve desde 29 de junho, profissionais de Enfermagem das redes federal, estadual e municipal do Rio realizaram ato público na última sexta-feira (21/07) pelo pagamento do piso salarial aprovado na Lei 14.434/2022, pelo Congresso Nacional. Os manifestantes se concentraram em frente ao Hospital Federal de Ipanema, de onde partiram em passeata até o endereço do secretário municipal de Saúde, Daniel Soranz, no Leblon. O Sintuperj esteve presente por meio da coordenadora de Saúde e Segurança do Trabalhador, Simone Damasceno.

De acordo com o site do Sindicato dos Trabalhadores em Saúde, Trabalho, Previdência e Assistência Social no Estado do Rio de Janeiro (Sindsprev), a residência do secretário foi escolhida como ponto de encerramento do protesto porque dias antes Soranz havia declarado à Imprensa a intenção de judicializar a greve na rede municipal de Saúde. Além disso, os manifestantes cobram da Prefeitura a implantação do Plano de Cargos, Carreiras e Salários dos trabalhadores da Saúde, a realização de concurso público, a recuperação das sucateadas infraestruturas das unidades de saúde e respeito à jornada semanal de 30h.

Na próxima quinta-feira (27/7), está previsto um ato unificado pelo pagamento do piso salarial em frente à Prefeitura do Rio (Cidade Nova), a partir das 8h.