SINTUPERJ INFORMA: Eleições na PPC – Entenda os mecanismos que garantem o processo

ELEIÇÕES NA PPC

ENTENDA OS MECANISMOS NORMATIVOS QUE GARANTEM O PROCESSO ELEITORAL PARA O QUADRIÊNIO 2020-2023

(Material produzido pela Comissão de Mobilização dos servidores técnico-administrativos da PPC)

Eleições PPC

Na sessão do Conselho Universitário (Consun) realizada no dia 12/07/2019, a Policlínica Piquet Carneiro (PPC) conquistou uma vitória histórica. Pleito reivindicado desde 2011, o direito de escolha do Diretor e Vice-Diretor pela comunidade da PPC foi garantido após um trabalho incessante no Consun e a mobilização dos trabalhadores da Policlínica.

O processo 4199/2019 foi aprovado com expressiva votação, resultando na Resolução nº 04/2019, que regulamenta o processo de eleição de Diretor e Vice-Diretor da Policlínica Piquet Carneiro – PPC. Em vigor desde a sua aprovação pelo Consun, a Resolução é complementar à Resolução nº 003/07, que regulamenta o processo de eleição de Diretor e Vice-Diretor das Unidades Universitárias, inclusive Hupe (Hospital Universitário Pedro Ernesto) e Diretores de Centros Setoriais, Cepuerj (Centro de Produção da Uerj) e Rede Sirius de Bibliotecas.

Além da Resolução que regulamenta a eleição na PPC, é importante destacar o Ato Executivo de Decisão Administrativa (AEDA) 020/2019, que estabelece a nomeação do Diretor e Vice-Diretor da PPC pelo reitor a partir de eleição direta conforme o modelo de eleição do Hupe. Esse instrumento atualiza a redação do AEDA 035/1999, que disciplinava o funcionamento do Conselho de Administração da PPC, contribuindo para a legitimação do processo eleitoral.

Além da eleição para os cargos de Diretor e Vice-Diretor da PPC, a categoria dos técnicos administrativos aprovou em assembleia do dia 15/08/2019 o apoio à realização de eleições para as chefias de serviços da Policlínica Piquet Carneiro seguindo o modelo de consulta eleitoral, mediado pelo Sintuperj, em vigência no Hupe. No quadriênio 2011-2015, houve consulta eleitoral para os cargos de chefe dos serviços de Nutrição, Serviço Social, Fisioterapia e Fonoaudiologia. A partir deste modelo, pretende-se organizar a consulta eleitoral dos serviços na PPC e firmar o termo de compromisso com os candidatos aos cargos de diretor e vice-diretor para o reconhecimento das chefias eleitas.

Participe das eleições! Faça parte desse marco democrático da história da PPC!