Representação do Sintuperj discute em reunião com reitoria da Uezo questões referentes aos técnicos da instituição

Na tarde da última quinta-feira, 05/09, a coordenadora geral do Sintuperj Cássia Gonçalves Santos da Silveira esteve na Uezo onde participou de reunião com a reitora da instituição, Maria Cristina de Assis, com a vice-reitora, Luanda Moraes, com o chefe de gabinete, Dario Nepomuceno Neto, e com o servidor técnico da universidade, Dermeval Teodoro Junior. No encontro foram discutidas questões referentes aos trabalhadores, sendo as principais a progressão funcional dos servidores, o Plano de Carreira e o adicional de insalubridade.

Em relação a progressão funcional dos servidores da Uezo, que está prevista na lei estadual 5.380 de 2019 (lei de fundação da instituição), a reitora Maria Cristina informou que conforme resolução do Conselho Universitário da Uezo (Consu) o processo já foi encaminhado à Secti (Secretaria Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação), sendo depois remetido à PGE (Procuradoria Geral do Estado). Em resposta, Cássia apontou que está solicitando junto à secretaria uma reunião para debater essa questão.

Em um segundo momento da reunião, foi apresentada pela reitoria uma proposta de equiparação dos salários dos técnicos da Uezo com os da Uerj. A coordenadora geral do Sintuperj apontou que o caminho a ser seguido é a construção de um abaixo-assinado, no qual deve conter a adesão de todos os técnicos, este sendo encaminhado à reitoria da universidade para que a mesma encaminhe essa proposta de isonomia salarial ao Governo.

Outro ponto debatido foi o Plano de Carreira (PCC) que, de acordo com o informe da reitora da Uezo foi rejeitado pela PGE. Durante a discussão do PCC, Cássia ressaltou que no atual momento político e financeiro do Estado o governo se encontra fechado para negociar qualquer pauta que gere aumento de despesa. No entanto, o direito ao Plano de Carreira deve ser uma bandeira a ser levantada por todos, incluindo reitoria da Uezo e Sintuperj. A coordenadora geral do sindicato  apontou que um outro caminho seria a judicialização do Plano de Carreira, para o qual o departamento jurídico do Sintuperj foi colocado à disposição dos trabalhadores.

O último ponto debatido na reunião foi o adicional de insalubridade, que a coordenadora Cássia Gonçalves Santos da Silveira apontou como demanda prioritária dos trabalhadores da Uezo. Segundo Cássia, esse tema já foi pauta de reunião anterior com os trabalhadores, que foram orientados a reivindicar esse direito junto ao Sintuperj. O sindicato irá tomar as medidas necessárias buscando garantir esse direito para cada um dos trabalhadores.