Alerj inicia discussões sobre incorporação da Uezo pela Uerj

Servidores do Centro Universitário da Zona Oeste (Uezo) e a coordenadora geral do Sintuperj Cássia Gonçalves marcaram presença na Assembleia Legislativa nesta quarta-feira (03/11) para acompanhar a primeira discussão acerca do Projeto de Lei 5071/2021, que promove a incorporação da instituição pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj). Ampla maioria dos deputados se manifestaram favoráveis ao PL, inclusive com pareceres favoráveis das comissões de Orçamento, de Educação, de Cultura, dos Servidores e de Ciência e Tecnologia.

A proposta de incorporação teve origem na base dos trabalhadores da Uezo, e foi ratificada em assembleias. O Sintuperj, como legítimo representante dos técnico-administrativos das universidades públicas estaduais, encampou a decisão junto com técnicos, professores e Reitoria da Uezo, na figura da reitora Luanda Moraes. Está levou a proposta ao reitor da Uerj, Ricardo Lodi, que a aceitou e encaminhou para o Conselho Universitário (Consun), onde foi aprovado. Em seguida, ela foi encaminhada ao Executivo, que enviou o Projeto de Lei à Alerj.

O deputado estadual Waldeck Carneiro (PT) fez duras críticas à solução adotada pelo governador para resolver a situação da Uezo, que após mais de 10 anos de existência ainda tem plano de carreira para os seus servidores, nem reajuste, progressão, e nem campus próprio. De acordo com o parlamentar, o governador, assim como os que lhe antecederam, deveriam ter investido na Uezo para que a instituição pudesse se estabelecer de forma independente. Mesmo assim, o deputado afirmou ser favorável a incorporação da Uezo pela Uerj como forma de salvar a carreira dos servidores da Uezo e do próprio ensino superior na Zona Oeste.

Deputado estadual, Luiz Paulo Corrêa foi o parlamentar que mais demonstrou contrariedade ao projeto. O parlamentar disse ser contrário a extinção de uma universidade. Após seu pronunciamento, em fala direta aos servidores, o deputado afirmou que o governador deveria prover a Uezo com os devidos recursos.  Servidores e alguns deputados ressaltaram, porém, não se tratar de extinção e sim de incorporação.

O Projeto de Lei recebeu emendas e retornou às comissões. Estão previstas audiências públicas para debater o tema antes de retornar ao plenário para discussões e votação.

Acompanhe a tramitação do Projeto de Lei através na página da Alerj: http://www3.alerj.rj.gov.br/lotus_notes/default.asp?id=144&url=L3NjcHJvMTkyMy5uc2YvMThjMWRkNjhmOTZiZTNlNzgzMjU2NmVjMDAxOGQ4MzMvNzRiOWZkZWM5YzFlOTcxZDAzMjU4NzdiMDA2OTIwZjM/T3BlbkRvY3VtZW50