Assembleia expõe tramitação de reivindicações de técnicos de universidades estaduais

Na assembleia virtual dos técnico-administrativos de Uerj, Uenf e Uezo desta quinta-feira (04/11), a coordenadora geral do Sintuperj Cássia Gonçalves destacou que no dia anterior a Assembleia Legislativa iniciou as discussões do projeto de lei que incorpora o Centro Universitário da Zona Oeste (Uezo) à Uerj.

Ratificou que o sindicato tem cobrado à Administração Central da Uerj a resolução do imbróglio referente ao segundo terço de férias dos servidores da Radiologia, atrasado desde 2015. Segundo ela, há expectativa que se resolva ainda esse ano.

Sobre o reenquadramento dos AU/TU, a demanda passou por uma comissão que fez considerações para a Reitoria, que deve colocar um procurador para resolver e, assim, realizar o enquadramento corretamente a fim de que não haja problemas na aposentadoria para os auxiliares. “Estamos cobrando para que se resolva ainda esse ano, reiterou Cássia.

Questionada sobre o pagamento dos 40% de insalubridade para os servidores que trabalham na linha de frente de combate à Covid-19, Cássia afirmou que de acordo com o que foi apurado junto ao Dessaude, os pagamentos têm previsão de ocorrer até o final do ano com os devidos retroativos. Segundo ele, o servidor deve verificar se sua chefia fez o envio das relações nominais dos trabalhadores que têm direito. Em caso positivo e de não pagamento, os servidores devem fazer reclamação junto ao SGP.

Por fim, a coordenadora revelou que a superintendente de Gestão de Pessoas (SGP) da Uerj afirmou ainda não ter nenhuma ordem para a partir de janeiro de 2022, após o término da validade da Lei Complementar 173 no dia 31 de dezembro de 2021, contabilizar o tempo de suspensão para contagem de triênio e licença prêmio. Em relação às progressões, a superintendente afirmou que estão sendo pagos de acordo com a data de entrada de cada servidor. Há um atraso de um ou dois meses, porém com pagamento retroativo.

A coordenadora geral Regina de Souza destacou que a decisão da Uerj pelo retorno administrativo no próximo dia 1º de dezembro, foi tomada por comissão mista que reuniu SGP, Administração Central, Dessaude e das coordenadoras de Saúde e Segurança do Trabalhador do Sintuperj, Simone Damasceno, e Administrativa, Neuza Conceição, para que adotassem medidas que viabilizassem um retorno seguro. Regina afirmou ainda que o Sintuperj tem a preocupação de estar vigilante ao cumprimento das medidas de proteção estabelecidas pela comissão que decidiu pelo retorno às atividades administrativas. E acrescentou que o protocolo segue os parâmetros adotados pelos principais órgãos e instituições de Saúde do país.

A coordenadora revelou ainda que o Sintuperj conseguiu resolver os empecilhos referentes à realização de novas sindicalizações. Desta forma, a coordenadora ressaltou a importância de que os servidores compartilhassem a informação com o restante da categoria, e que os servidores se sindicalizassem para tornar o sindicato ainda mais forte e mais representativo.

Ao longo da assembleia, os servidores colocaram em pauta a tramitação do plano de carreira. Foi consenso entre os participantes da assembleia de que houve melhorias na proposta aprovada no Conselho Universitário. O documento já se encontra na Casa Civil.

Veja abaixo as deliberações da assembleia de 04 de novembro de 2021:

Deliberações da Assembleia de 04.11.21