Consun aprova núcleo de envelhecimento, homologa eleições e informa sobre demandas dos servidores

Durante a sessão ordinária do Conselho Universitário desta sexta-feira (21/07), o conselheiro Jorge Luís Mattos (Gaúcho) fez coro a solicitações dos servidores da Uerj e pediu informações sobre o andamento de duas demandas. A primeira é sobre a construção de um polo de atendimento de saúde para os servidores ativos e aposentados da universidade. Ele argumentou que o Dishupe (Divisão de Saúde do Hupe) foi fechado por conta de lei, a inexistência de uma Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) e que o Departamento de Segurança e Saúde no Trabalho (Des-saude) é um serviço de perito, para emissão de licença. Portanto, não voltado para atendimento.

A outra reivindicação é que a Secretaria dos Conselhos (Secon) possa participar do Ambiente-se – evento promovido pela Superintendência de Gestão de Pessoas da Uerj para recepcionar novos servidores – a fim de que os novos servidores tenham conhecimento de que a universidade dispõe de um legislativo próprio e que, inclusive, é responsável pela elaboração de projetos que resultam em ganhos para os trabalhadores.

O Pró-reitor de Graduação, Lincoln Tavares, afirmou acreditar que o pedido feito em relação à participação da Secon no Ambiente-se seja “perfeitamente factível”, e que levará a reivindicação à SGP. Ele defendeu ainda um acompanhamento maior dos primeiros meses dos novos servidores para que haja um sentimento de maior pertencimento destes à universidade.

Sobre o polo de atendimento de saúde, o Pró-reitor de Saúde, Rufino Alves, explicou que foi comprado um prédio para a Uerj de quatro andares voltado para atendimentos médico e odontológico de funcionários ativos e inativos, além de alunos. Segundo ele, a estrutura física está montada, mas a Prefeitura precisa conceder aval referente à instalação elétrica. Ele destacou que o polo de atendimento terá como referência o modelo desenvolvido em funcionamento há 40 anos na Universidade de Campinas. De acordo com ele, 50% dos atendimentos realizados lá são odontológicos. E que isso é importante, inclusive, para a formação dos alunos do curso de Odontologia.

Unidade Administrativa Núcleo de Envelhecimento

O Conselho Universitário discutiu e aprovou de forma unânime a criação da Unidade Administrativa Núcleo de Envelhecimento. Entre as diversas falas favoráveis à proposta de resolução, Gaúcho lembrou que algumas pessoas presentes na plenária e que hoje utilizam os serviços da Universidade de Atendimento da Terceira Idade (Unati) participaram de mobilizações que resultaram em muitos dos direitos que se tem hoje. Ele agradeceu aos lutadores do passado e se disse lisonjeado em estar conselheiro quando das discussões para a criação do Núcleo de Envelhecimento.

Após a aprovação, foi quebrado o protocolo e concedida a palavra ao professor Renato Veras, que há 30 anos idealizou e segue à frente do projeto como diretor. Renato citou o professor Américo Piquet Carneiro como um dos apoiadores da Unati entre outros nomes como Ézio Cordeiro, Lima Pereira Nunes e João Regazzi. Destacou a qualificação do serviço prestado pela Unati, cujo ambulatório é totalmente composto por pós-graduados. Mencionou ainda a revista científica indexada internacionalmente com tradução para a língua inglesa. Rendeu agradecimento a todas as pessoas que contribuem para o funcionamento da Unati e, principalmente, àquelas que prestam serviço de forma gratuita devido à escassez de recursos. Destacou ainda que 40% dos médicos geriatras no Rio de Janeiro foram formados na Unati. E finalizou fazendo uma homenagem ao funcionário conhecido como “Marcão”, amplamente aplaudido pelos usuários da Unati presentes.

Homologação das eleições para Consun e Csepe, biênio 2023-2025

Os conselheiros aprovaram ainda a homologação do processo eleitoral para o Conselho Universitário e para o Conselho Superior de Ensino, Pesquisa e Extensão, biênio 2023-2025. A posse dos novos conselheiros está prevista para a semana que vem.