Diretor do Hupe é homenageado com medalha Tiradentes em cerimônia no Ney Palmeiro

Foi realizada na manhã desta quarta-feira, 16/05, no Anfiteatro Ney Palmeiro do Hospital Universitário Pedro Ernesto da Uerj (Hupe) a cerimônia de entrega da Medalha Tiradentes ao diretor da unidade, Dr. Edmar Santos. A medalha é a maior honraria concedida pelo parlamento fluminense às personalidades que se destacaram em suas áreas de atuação.

A iniciativa de concessão da Medalha Tiradentes foi do deputado estadual Zaqueu Teixeira (PDT), e a cerimônia contou com a participação de diversas personalidades da área médica do hospital e conselhos de classes ligadas à área da saúde. Na mesa da cerimônia, além do deputado Zaqueu que presidiu a cerimônia, também estiveram presentes os parlamentares Gustavo Tutuca (MDB) e Pedro Fernandes (DEM); os secretários estaduais de Saúde, Sérgio D’Abreu Gama, e de Ciência, Tecnologia e Inovação, Gabriel Neves; o reitor da Uerj, Ruy Garcia Marques; o diretor da Faculdade de Ciências Médicas da Uerj, Mário Fritz Neves; a representante da Defensoria Pública Estadual, Thaisa Guerreiro de Souza; e o – ex-secretário de igualdade racial, Eloi Ferreira de Araújo.

Iniciando a solenidade, o deputado Zaqueu Teixeira fez um breve relato do trabalho conjunto da direção do Hupe, representado pelo diretor Edmar Santos, dos deputados estaduais da Alerj e da Defensoria Pública para manter o trabalho e o nível de excelência do hospital no cenário de crise financeira existente no Estado. Em seguida a palavra foi passada para os demais membros da mesa, com destaque para o secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação, Gabriel Neves, que ressaltou que o Governo do Estado chegou a uma situação financeira que permite a realização dos repasses financeiros para a Uerj sem a necessidade de arrestos judiciais, além de afirmar o pagamento das bolsas de residência e dos professores participantes  do programa Prociência. A defensora pública Thaisa Guerreiro também ressaltou a importância e o comprometimento do diretor do Hupe para evitar o fechamento da unidade, o que se tornou um risco real por conta do não pagamento dos servidores e dos repasses para custeio.

Ao receber a honraria, o diretor Edmar Santos relatou que solicitou ao deputado Zaqueu Teixeira que a cerimônia de concessão da Medalha Tiradentes fosse realizada na Uerj e no Hupe, em vez de ser feita na Assembleia Legislativa (Alerj), como uma maneira de homenagear todo o corpo do hospital que abraçou a instituição e lutou para que esta permanecesse funcionando. Em seguida, o homenageado fez agradecimentos à família, que o ajudou a suportar os momentos difíceis à frente do Hupe, e exaltou a atuação da Defensoria Pública, na figura da Dra. Thaisa Guerreiro, que com seu trabalho garantiu os repasses financeiros para que o hospital continuasse em funcionamento.

Quebrando o protocolo da solenidade, o diretor do Hupe concedeu ao final da cerimônia o diploma Professor Fernão Pougy da Costa Pinto a membros do Hospital Universitário Pedro Ernesto e personalidades que contribuíram com a resistência e o funcionamento do Hupe no momento de maior crise vivido pela unidade. O nome do diploma também foi uma maneira de homenagear o médico cardiologista falecido em dezembro de 2016 e, que mesmo aposentado, ia diariamente ao Hospital Universitário Pedro Ernesto para exercer sua vocação de forma voluntária e dividia seu conhecimento e experiência com colegas de profissão, alunos e residentes.