Em assembleia realizada na manhã desta terça-feira, 15/05, os servidores técnico-administrativos sindicalizados ao Sintuperj aprovaram por unanimidade a prestação de contas da entidade. Foram apresentadas e apreciadas pelos presentes as planilhas referentes a três períodos: de julho a dezembro do ano de 2016, de janeiro a junho do ano de 2017 e de julho a dezembro do ano de 2017.
A assembleia teve início após a segunda chamada, por volta das 10:35h, com a coordenadora de Administração e Finanças Cassia Santos conduzindo os trabalhos, tendo também à mesa a coordenadora geral Regina de Souza; o coordenador de Comunicação e Formação Sindical Carlos Alberto Silveira; representando o Conselho Fiscal da entidade o conselheiro Aurélio Cordeiro Portela; e o contador Leonardo Ferreira Ikeda, representando a empresa que presta serviços de contabilidade para o sindicato.
Iniciando os trabalhos, a coordenadora Cassia Santos justificou os motivos de não ter havido a convocação de assembleias ordinárias para as prestações de contas nos meses anteriores. De acordo com Cassia, a conjuntura que levou à greve de 2017 e a necessidade de intensa mobilização da categoria, com assembleias extraordinárias e atos praticamente toda semana, fizeram com que não houvesse tempo hábil para tal. A coordenadora ressaltou ainda que foi preciso pulso firme na condução das finanças do Sintuperj para que não houvesse nenhum tipo de problema, como o atraso nos pagamentos dos salários dos funcionários da entidade. Em seguida, teve início a efetiva prestação de contas, na qual Cassia relatou os problemas para que fossem feitos os repasses das consignações ao sindicato por parte do Governo do Estado, durante todo o período de greve, onde na maioria das vezes os repasses só foram efetuados após comunicações do Sintuperj por meio de ofício ao Governo do Estado, no qual o sindicato exigia a efetivação dos devidos valores financeiros para a entidade. Em seguida, foram apresentadas as planilhas organizadas por semestres, nas quais podem ser vistas as variações no período. Ao final, com a apresentação do saldo financeiro, a coordenadora Cassia ressaltou a seriedade e a responsabilidade com as contribuições dos servidores.
Após a apresentação das contas pela Coordenação de Administração e Finanças, alguns membros da Diretoria Executiva do Sintuperj fizeram falas reconhecendo o trabalho da pasta. A coordenadora geral Regina de Souza ressaltou a importância dos sindicalizados, em especial os aposentados, para a continuidade das lutas da entidade sindical. O também coordenador geral Jorge Luis Mattos de Lemos (Gaúcho) fez um reconhecimento público do trabalho da parte administrativa do Sintuperj, que buscou gerir com extrema responsabilidade os recursos provenientes dos trabalhadores das universidades públicas estaduais (Uerj, Uenf e Uezo), e elencou como vitórias a atual saúde financeira do sindicato e a resistência da Uerj e do Hospital Universitário Pedro Ernesto durante o momento de crise. A coordenadora de Formação e Comunicação Sindical Loana Saldanha parabenizou a equipe administrativa do Sintuperj, em especial o coordenador geral Antonio Virgínio Fernandes, que se coloca à disposição do Sintuperj há mais de 10 anos mesmo estando aposentado, colaborando com as lutas da instituição, e ressaltou a importância da luta dos servidores da Uerj para que sejam conquistadas as progressões e reenquadramentos aos quais os trabalhadores têm direito por lei. E encerrando as falas dos coordenadores, Virgínio reafirmou o trabalho da coordenadora Cassia Gonçalves e recordou a luta junto à Secretaria de Fazenda para que as consignações do sindicato fossem repassadas durante todo este período, informando que ainda está pendente a parcela referente a abril deste ano.
Finalizando a assembleia, a conselheira fiscal Edinalda Ferreira de Souza fez a leitura do parecer favorável emitido pelo Conselho Fiscal às contas apresentadas, que foi seguido por todos os presentes no auditório. Após o final da assembleia foi servido um lanche para os presentes, como forma de agradecimento da coordenação do Sintuperj aos seus sindicalizados pela confiança e apoio na luta.