Ex-reitor Nival Nunes de Almeida é agraciado com título de professor emérito da Uerj

A manhã da última terça-feira, 04/04, foi marcada pela concessão do título de professor emérito ao ex-reitor da Uerj Nival Nunes de Almeida. A solenidade, que ocorreu na Capela Ecumênica, campus Maracanã da universidade, foi conduzida pelo atual reitor da instituição, Mario Sergio Carneiro, e contou com a participação dos pró-reitores da universidade e diretores dos centros setoriais. Na plateia, diversas autoridades e ex-representantes da Uerj, como o ex-reitor Ruy Garcia Marques, estiveram presentes para prestigiar a cerimônia de emerência. O título de Professor Emérito é concedido ao docente titular aposentado após no mínimo 20 anos de serviços à Uerj, que tenha se destacado, de forma excepcional, pela capacidade e dedicação ao magistério.

Durante a solenidade de concessão do título, o reitor Mario Sergio Carneiro destacou o trabalho de Nival Nunes de Almeida como representante máximo da universidade, cargo que exerceu entre os anos de 2004 e 2007, destacando que sua atuação se deu em um dos dois momentos de maiores crises agudas pelos quais a Uerj passou. Para o atual reitor, o trabalho feito por Nival para manter a instituição “de pé” em sua época pode ser considerado um feito notável, pois a crise aguda que atingiu a universidade se deu por uma visão do Governo do Estado à época de que a Uerj não deveria receber qualquer tipo de prestígio e, mesmo assim, em sua gestão os trabalhadores conquistaram direitos.

Após as homenagens feitas, Nival Nunes de Almeida tomou o espaço no púlpito para agradecer a homenagem, que foi aprovada pelos conselhos superiores da Uerj (Consun e CSEPE), além de falar brevemente de sua trajetória na instituição. Em seus agradecimentos, o ex-reitor relembrou a luta para que os trabalhadores da universidade fossem respeitados e agradeceu o apoio do ex-coordenador do Sintuperj e atual conselheiro universitário da bancada dos técnico-administrativos Jorge Luis Mattos de Lemos (Gaúcho), que defendeu em sessões do conselho a homenagem. Foi em sua gestão que o Sintuperj e os servidores técnico-administrativos conquistaram a primeira grande vitória da história da categoria, a aprovação e implantação do primeiro Plano de Cargos e Salários dos trabalhadores da instituição (Lei 4.796/2006), após mais de 20 anos de lutas travadas pela categoria. Nival ressaltou que Jorge Gaúcho não é só um servidor próximo, mas também um amigo, e ressaltou a importância de um diálogo franco entre a Administração Central da Uerj e o Sintuperj enquanto ocupou o cargo de Reitor para a conquista do plano. O ex-coordenador e conselheiro não pôde comparecer à cerimônia por motivo de viagem.

Nival Nunes de Almeida é professor titular da Faculdade de Engenharia da Uerj, tendo atuado também na Coppe/UFRJ e na Escola de Guerra Naval, onde ocupou o cargo de superintendente de Pesquisa e Pós-Graduação até o ano de 2021.

A Diretoria Executiva do Sintuperj vem por meio desta prestar homenagem a Nival Nunes de Almeida, reconhecendo sua contribuição para as lutas dos servidores técnico-administrativos da Uerj e agradecendo o empenho e colaboração sempre que foi exigido pela categoria.