Outubro Rosa: Conscientize-se e cuide-se contra o Câncer de Mama

No mundo todo, o mês de outubro é dedicado às campanhas de conscientização, prevenção e detecção precoce do Câncer de Mama. Há vários tipos de cânceres de mama, que se desenvolvem de forma diferente, mas o consenso é que o tratamento iniciado nos primeiros estágios da doença é muito mais eficaz.

A doença é o tipo de câncer mais comum entre as mulheres. No Brasil, este ocupa o segundo lugar entre todos os tipos de cânceres detectados, ficando atrás do câncer de pele não melanoma, e representa um quarto dos novos casos da doença a cada ano. Segundo o INC, Instituto Nacional do Câncer, a estimativa para o ano de 2019 é que sejam detectados de cerca 60 mil novos casos.

Como surgiu o Outubro Rosa

O movimento Outubro Rosa nasceu nos Estados Unidos, na década de 1990, depois de uma iniciativa do Congresso norte-americano que unificou as ações pontuais já realizadas nos diferentes estados sobre a doença.

No Brasil o movimento ganhou força a partir de 2002, com a iluminação cor-de-rosa do monumento Mausoléu do Soldado Constitucionalista, ou Obelisco do Ibirapuera, em São Paulo. No Rio de Janeiro o Cristo Redentor, um dos símbolos mais importantes do Rio, se veste de rosa para alertar sobre os perigos desse doença.

Cuide-se e faça o autoexame! Ele é fundamental para detectar qualquer anormalidade!

O autoexame da mama é uma ferramenta para que a mulher conheça seu corpo e possa detectar alterações nas mamas, dando um alerta para uma investigação médica mais minuciosa. Ele deve ser realizado uma vez ao mês, na semana seguinte ao término da menstruação.

A mulher deve se posicionar em frente ao espelho, com uma mão atrás da nuca, usando a outra para apalpar a mama, suavemente com os dedos. Enquanto isso, ela deve observar se há alguma alteração visível, como por exemplo na pele ou no formato da mama. As mulheres que não menstruam devem realizar o autoexame sempre no mesmo dia de cada mês.

Lembrando que o autoexame não substitui exames como a mamografia nem o acompanhamento médico regular que devem ser realizado regularmente.

Desmonte do SUS afeta também o combate ao câncer de mama

Infelizmente está ocorrendo um significativa diminuição da oferta de exames de mamografia pelo SUS. Segundo aponta o Conselho Nacional de Técnicos de Radiologia (Conter), muitas mulheres que necessitam fazer o exame precisam viajar para outros municípios para fazer o exame que pode garantir o diagnóstico.

Outro grande problema é que mulheres que tem o diagnostico de Câncer de Mama estão tendo que esperar por até nove meses para iniciar o tratamento. Essa espera é contestada pela Defensoria Pública da União, que aponta que a espera máxima para o início do tratamento após o diagnóstico deve ser de apenas dois meses.

Quando diagnosticado precocemente e tratado de maneira imediata, as mulheres com câncer de mama tem possibilidades de cura de até 95%.

Fazer campanha do Outubro Rosa é muito relevante e importante. Mas para além desse mês, sempre que pudermos, vamos conversando com as nossas  mulheres ao nosso redor sobre os cuidados que são necessários. A saúde das nossas amigas, irmãs, esposas, namoradas, mães, tias e colegas de trabalho importa.

Cuidado e carinho nunca são demais! Se cuide e cuide de quem você ama!