Progressões funcionais de técnicos e docentes serão encaminhadas para apreciação no Consun

Os servidores técnico-administrativos da Uerj obtiveram um grande passo rumo á progressão funcional. Em reunião da Comissão Permanente de Legislação e Normas do Conselho Universitário (CPLN/Consun) realizada nesta sexta-feira, 26/05, ficou acordado pelos conselheiros, com a anuência da vice-reitora da Universidade, Maria Georgina Muniz Washington, o encaminhamento dos parâmetros para a progressão funcional dos técnicos em conjunto com o processo dos servidores docentes, que foi apreciado no dia de hoje pela comissão.

Na abertura dos trabalhos o presidente da CPLN, professor Oswaldo Munteal, ressaltou a importância da Uerj se debruçar sobre todos os processos relativos a progressões funcionais, tanto de docentes quanto de técnicos, e passou a palavra a vice-reitora, que participou excepcionalmente da sessão. Em sua explanação, Georgina fez um rápido debate sobre a necessidade da criação de critérios para a progressão funcional dos técnicos, e se colocou à disposição da bancada dos conselheiros técnico-administrativos para resolver essa questão. Para a vice-reitora, um dos parâmetros a serem adotados deve ser a tabela de vencimento existente na Lei 6.701/2014 (reformulação do Plano de Carreira), que foi corrigida através da Lei 7.426/2016, com a abertura de mais seis níveis de progressão, passando de 10 para 16 níveis (ou casas, como popularmente são conhecidos os níveis).
Após o aceno positivo por parte da Administração Central da Uerj, os conselheiros da bancada dos técnicos participantes da CPLN, Jorge Luis Mattos de Lemos (Gaúcho) e Celso de Oliveira Santos, se colocaram à disposição para construir um documento com os parâmetros para a progressão funcional da categoria, que deverá ser apreciado na próxima sessão do Conselho Universitário.

Além da afirmativa para a progressão funcional dos técnicos, a reunião da CPLN também discutiu questões referentes a progressão funcional dos docentes, como a reorganização dos níveis de progressão para diferentes padrões (professores adjuntos, auxiliares e assistentes) e os critérios de pontuação para a subida de nível em cada um desses padrões.

Publicado em 26/05/2017