Grande passeata reúne trabalhadores e estudantes da Uerj

A “Marcha pela Uerj” foi uma das maiores manifestações realizadas pela universidade desde a grave crise que se instalou na instituição, nos últimos dois anos. Nesta quarta-feira (07/06), servidores e estudantes se uniram em uma só voz contra os ataques que a Uerj vem sofrendo, como atrasos do pagamento de salários, bolsas e empresas terceirizadas que prestam serviços à universidade. A comunidade universitária se concentrou na entrada do campus Maracanã e saiu em passeata pela Avenida Boulevard 28 de Setembro até a Praça Barão de Drummond, em Vila Isabel.

No caminho, os manifestantes renderam aplausos aos trabalhadores do Hospital Universitário Pedro Ernesto e da Faculdade de Odontologia, ambos localizados na Avenida. Além disso, várias falas ressaltaram a importância da universidade no cenário estadual e nacional, em termos de ensino, pesquisa e extensão, e vaiaram todos aqueles que atacavam a instituição com vistas ao seu desmantelamento, em especial o ex-governador Sérgio Cabral (PMDB), hoje preso por formação de quadrilha e corrupção, o atual governador Luiz Fernando Pezão (PMDB), que deu sequência ao “trabalho” iniciado por Cabral, e o presidente da Assembleia Legislativa (Alerj), Jorge Picciani (PMDB), responsável por liderar os ataques aos direitos dos servidores em âmbito Legislativo.

Durante todo o movimento, transeuntes e moradores acompanhavam e davam todo o apoio à mobilização, que conclamou os moradores do bairro de Vila Isabel a se juntarem na defesa da Uerj.

Os deputados estaduais Gilberto Palmares (PT) e Enfermeira Rejane (PCdoB), fizeram saudações aos manifestantes e levaram o apoio de seus mandatos à luta pela universidade.

Publicado em 07/06/2017