Servidores da PPC discutem em plenária na unidade remoção de servidores e outros temas

Os servidores da Uerj lotados na Policlínica Piquet Carneiro (PPC) se reuniram para a realização de uma plenária na unidade na manhã desta terça-feira, 20/03. O objetivo principal foi debater a ameaça de remoção de diversos servidores da Policlínica com realocação para o Hospital Universitário Pedro Ernesto (Hupe), o que pode causar a redução drástica e até a interrupção dos atendimentos para a população, além de abrir espaço para a privatização da PPC por meio da entrada de Organizações Sociais (OS).

Dentre os setores mais ameaçados de remoção da PPC para o Hupe, destaque para o setor de fisioterapia. Em um dos informes da plenária, o servidor Jônatas Abreu, lotado na Superintendência de Recursos Humanos da Uerj (SRH), apresentou um relato no qual destaca o envio de um documento, por parte da direção do Hupe, para a SRH solicitando a realocação de todos os fisioterapeutas da PPC para o Hupe. De acordo com Jônatas, essa solicitação deverá gerar um trâmite administrativo para que essa necessidade seja avaliada, no qual deverão estar contidos pareceres técnicos das direções do Hupe e da PPC sobre o pedido. Em resposta, os técnicos presentes na plenária avaliaram a necessidade de cobrar que a SRH solicite nessa análise técnica a opinião dos fisioterapeutas da Policlínica, e que esta seja levada verdadeiramente em consideração na decisão.

Além dos fisioterapeutas, outro setor que corre risco de remoção da PPC para  Hupe é a Central de Material e Esterilização (CME). De acordo com uma servidora lotada no setor, esta possibilidade já havia sido aventada no ano de 2016, mas ficou em suspenso pelo acirramento dos ataques do Governo do Estado contra a Uerj e a consequente greve dos técnico-administrativos que teve início em janeiro de 2017. Com o fim do movimento paredista, em janeiro de 2018, essa possibilidade voltou a pairar sobre os trabalhadores da CME, mas até o momento não há uma posição oficial ou documentada sobre a possível remoção dos trabalhadores.

Além das ameaças de remoção e realocação de servidores, outros pontos foram destacados durante a plenária. O coordenador geral do Sintuperj Jorge Luis Mattos de Lemos (Gaúcho) abriu o espaço parabenizando os companheiros da PPC pela participação ativa e massiva nas eleições para o Conselho Universitário (Consun), e também pela eleição de um representante da unidade para a bancada de servidores técnico-administrativos. Gaúcho ressaltou a importância de construir uma unidade entre a bancada de técnicos no Consun para que as pautas da categoria tenham força no que chamou de “parlamento da universidade”. Outro ponto destacado pelo coordenador do Sintuperj foi o cancelamento, por parte da reitoria da Uerj, da reunião que estava agendada para a última sexta-feira, 16/03, e que debateria a questão das faltas de servidores do Hupe lançadas indevidamente no sistema interno da SRH. De acordo com Jorge Gaúcho, o assessor da reitoria que entrou em contato com o Sintuperj justificou o cancelamento afirmando que a Diretoria Jurídica (Dijur) não teve tempo hábil de analisar a situação. O coordenador do Sintuperj ainda tentou manter a realização da reunião para que fossem debatidos outros pontos relevantes para a categoria de técnico-administrativos, mas não recebeu resposta alguma por parte da Administração Central sobre a solicitação de manutenção.

As propostas encaminhadas na plenária realizada na PPC serão apresentadas e avaliadas na Assembleia Geral Extraordinária dos servidores técnico-administrativos da Uerj, que está agendada para a próxima quinta-feira, 22/03, às 14 horas, no auditório 71 da Universidade.