31 anos da criação do SUS: sistema se mostra cada vez mais necessário para o povo brasileiro

Dia 19 de setembro de 1990. Há 31 anos a população brasileira conquistava uma de suas maiores vitórias como povo, com a promulgação da lei número 8.080, que criou o maior sistema de saúde público do planeta. E mesmo com todos os ataques sofridos dia após dia, governo após governo, gestão após gestão, o SUS, Sistema Único de Saúde, demonstra o quanto é cada vez mais emblemático e necessário para o desenvolvimento de nosso povo e de nossa gente.

Há mais de um ano passamos pelo maior desafio de saúde e sanitário dos últimos 100 anos. A pandemia de Covid-19, que vitimizou fatalmente quase 600 mil pessoas em nosso país, foi uma prova de fogo para o sistema que tem a missão de cuidar da saúde do Brasil e dos brasileiros. E mesmo com todo o boicote e a deliberada omissão do governo federal o SUS, com seus trabalhadores dedicados e batalhadores, deram a resposta necessária para evitar que a tragédia fosse ainda pior.

Nesses 31 anos de Sistema Único de Saúde muito trabalho foi feito, e bem feito. Confiando no conhecimento, na ciência e na dedicação dos servidores públicos que todos os dias entregam da melhor maneira o seu trabalho, a população brasileira busca o atendimento necessário para a prevenção, os cuidados e os tratamentos de doenças diversas, desde as mais simples até as que necessitam de investigação especializada para o tratamento. E tudo isso sem cobrar um centavo a mais da população, se utilizando dos impostos pagos pela população para entregar o melhor atendimento para todos, sem distinção de gênero, cor, etnia ou classe social. O SUS é de todos e para todos!

Exaltemos o Sistema Único de Saúde, o sistema cada vez mais necessário para cuidado e o desenvolvimento do nosso povo! 31 anos de dedicação e entrega pelo bem da população brasileira!