Alerj aprova em segunda votação autonomia da Uezo para progressão

Em segunda discussão, a Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro aprovou o Projeto de Lei 3384/2017 nesta quarta-feira (13/06). Com isso, o o legislativa reafirma a concessão de autonomia ao Centro Universitário da Zona Oeste (Uezo) na definição dos critérios para progressão na carreira de seus servidores. O PL agora vai para sanção do governador do Estado que tem o prazo de 15 dias.

O PL abre caminho para que o Conselho Universitário da Uezo defina normas para a progressão dos servidores técnico-administrativos, como a formação escolar superior à exigida para o cargo, a conclusão de cursos de especialização, mérito laboral e aprovação em avaliação específica. E no caso dos professores, as normas para progressão a serem definidas serão o mérito acadêmico e a avaliação da prática docente.

Durante a sessão, os parlamentares ressaltaram a relevância e o mérito da luta dos trabalhadores da Uezo que, desde a sua fundação em 2009, vem se fortalecendo em consonância com a própria importância da Zona Oeste no cenário social, já que além de ter um terço da população do município é a que mais contribui tributariamente. Acrescentaram ainda que apesar da vitória, ainda é preciso outras conquistas para que a consolidação da Uezo, como a implantação do plano de carreira para os seus servidores e a construção de um campus.

Assim como na primeira votação (30/05), os servidores se fizeram presentes à sessão que confirmou a aprovação do PL. Pelo Sintuperj, esteve presente a coordenadora de Formação e Comunicação Sindical, Loana Saldanha.