Assembleia discute tramitação de demandas dos técnico-administrativos

Nos informes da Assembleia dos técnico-administrativos de Uerj, Uenf e Uezo, a coordenadora geral Cassia Gonçalves destacou que o Sintuperj tem cobrado da Reitoria o novo encaminhamento ao Governo dos projetos de lei aprovados pelo Consun referentes aos adicionais de insalubridade e noturno. Como solicitado pelo Governo, estes já passaram novamente pela CPLN Comissão Permanente de Legislação e Normas do Consun para que fossem separados.

Sobre a tramitação da reformulação do plano de carreira dos técnicos, também aprovada pelo Consun, a coordenadora relatou que, segundo o reitor, ela se encontra na procuradoria da Uerj para uma verificação a fim de que não retorne do Governo. Ainda segundo Cássia, o reitor não deu prazos para o envio, mas garantiu que será feito ainda este ano. “Sugerimos adicionar os projetos de lei de insalubridade e adicional noturno dentro da reformulação, já que os artigos já estão feitos e deixaria a reformulação mais robusta, mas ainda não há posicionamento a respeito”, afirmou Cassia.

A coordenadora afirmou ainda que tem cobrando sistematicamente à Superintendência de Gestão de Pessoas (SGP) da Uerj a solução do processo referente ao segundo terço de férias dos radiologistas, que não é pago desde 2015. E finalizou seus informes ressaltando ainda que o sindicato tem mantido diálogo com a Asduerj visando recomposições de perdas inflacionárias.

A coordenadora geral Regina de Souza lembrou que o Sintuperj recebeu muitas queixas de aposentados que ficaram com restos a receber. Após as cobranças do sindicato, e o início do pagamento de valores atrasados em agosto, ela reiterou que os aposentados e exonerados no período de 2016 a 2021, e que tiverem dúvidas se tem algum direito a ser recebido, devem entrar em contato com a SGP através do e-mail atendimento@sgp.uerj.br.

Ressaltou ainda que o Centro Universitário da Zona Oeste (Uezo) formalizou pedido de sua incorporação pela Uerj, e que a solicitação passará por discussão no Conselho Universitário de Uerj e, se aprovado, pelo Governo estadual.

Afirmou manter contato com o reitor da Uenf, Raul Palacios, com quem terá uma reunião na próxima quinta-feira (02/09) para entregar um ofício e cobrar o encaminhamento de demandas da Uenf.

Ela afirmou ainda que a Uerj criou comissão na PR-5 que está elaborando protocolos a serem seguidos por toda a comunidade universitária para um retorno seguro às atividades, levando em consideração outros protocolos científicos.

Regina também afirmou que o Fórum de Servidores Públicos do Estado do Rio de Janeiro (Fosperj), do qual Sintuperj é integrante, se mobiliza para a reivindicação junto ao Governo de  reposições de perdas salariais que, de acordo com o DIEESE, chega a 45%.

Sobre o estapafúrdio projeto de lei estadual que extingue a Uerj, anunciou ainda diálogos entre entidades representativas da Uerj e Reitoria para tornar público que a Uerj não fechará e as intenções excludentes por trás do projeto.

Confira abaixo as deliberações da assembleia de 31/08/2021:

Deliberações da Assembleia de 31.08.2021