Assembleia ressalta processo de construção das próximas lutas

Durante os informes da Assembleia dos técnico-administrativos da última sexta-feira (16/07), a coordenadora geral Cássia Gonçalves parabenizou os eleitos nas eleições dos conselhos. Segundo ela, apesar das dificuldades para se votar devido ao ineditismo de uma eleição virtual, houve grande quantitativo de votos no âmbito dos técnico-administrativos. Informou ainda que a parametrização dos AU/TU da Uerj, confirmada pela Casa Civil, será feita paulatinamente, como informado pelo reitor Ricardo Lodi à Direção do Sintuperj. Acrescentou ainda que os processos de adicional noturno, insalubridade no salário base e reformulação do plano de cargos e carreiras ainda se encontram na universidade prontos para serem enviados para a Casa Civil, e que a progressão de 2021 deve acontecer nos próximos dois ou três meses segundo informações da Administração Central. Ressaltou ainda que apesar da grande quantidade de demandas das categorias da Uerj, Uenf e Uezo, o Sintuperj está atento e mobilizado ao encaminhamento de todas elas, citando como exemplo a reivindicação junto à Reitoria da Uezo de isonomia para os auxílios alimentação pagos aos servidores da instituição. Segundo Cássia, com os atuais R$ 330,00, os servidores da Uezo recebem menos do que os servidores da Uerj antes mesmo do recente aumento do benefício. “Estamos agilizando essa demanda, uma vez que a Uezo tem uma autonomia muito mais restrita do que Uerj e Uenf. Tanto que lançamos a campanha ‘S.O.S. Uezo’, vamos fazer um movimento de ir a Uezo colocar faixas onde a Uezo funciona”, afirmou.

Por fim, Cássia parabenizou às mulheres negras latino-americana e caribenha, cujo Dia Internacional ocorre no próximo dia 25. E convidou a todos a acompanhar pela Taba TV, as entrevistas que serão realizadas este mês exclusivamente com mulheres negras.

A coordenadora geral Regina de Souza também parabenizou os eleitos para os conselhos superiores da Uerj e afirmou que num país onde estamos vivenciando um momento antidemocrático a votação para o Conselho Universitário foi bastante expressiva. Saudando, em especial, a reeleição do conselheiro e ex-diretor do Sintuperj Jorge Luís Mattos de Lemos (Gaúcho), disse que “os técnicos confiam naqueles que fazem, e trabalho feito não é esquecido”. Parabenizou ainda o coordenador de Formação e Comunicação Sindical do Sintuperj, Carlos Alberto Silveira, por sua reeleição como conselheiro. Por sua vez, Carlos estendeu as congratulações a todas as chapas eleitas e reiterou que deve muito a sua eleição ao conselheiro universitário e ex-diretor do Sintuperj Gaúcho. Este, ressaltou a importância de Carlos Alberto, que é médico, e de Cássia Gonçalves, que é enfermeira, como integrantes da bancada de conselheiros técnico-administrativos do Consun, por trazerem ainda mais para a luta os servidores técnico-administrativos do nível superior.

Regina convocou ainda todos a participarem do Ato 24J – Fora Bolsonaro, no próximo dia 24 de julho, às 10h, em frente à estátua do Zumbi, com caminhada até a Candelária. Acrescentou ainda que nos dias 29 e 30, haverá encontro dos setores públicos da administração municipal, estadual e federal para debater, entre outros temas, a reforma administrativa.

Sobre o recente decreto do governador do Rio Cláudio Castro se referindo ao retorno às atividades presenciais pelos servidores públicos, Regina afirmou que não há condições de retorno se não houver segurança para todos. Reiterou que o Fórum das 4 entidades da Uerj – Sintuperj, Asduerj, DCE e APG – debaterá o tema. “Temos que lutar pela nossa autonomia. Temos começar a falar sobre como se dará o retorno, mas sem estabelecer data”, concluiu.

Conselheiro reeleito, Gaúcho agradeceu a votação, já que muitos não estão acostumados com as atuais plataformas virtuais. Sobre o referido decreto do governador, questionou o seu embasamento. “Já temos um presidente inábil e arrogante, responsável por boa parte das mortes que ocorreram. Temos que nos posicionar a respeito do tema porque tem que ser embasado pela Ciência. Num país onde não tem teste. Você não sabe que está contaminado, quem está imune. Quero saber em que ele [o governador] se baseia para baixar esse decreto. Hoje, na Uerj, os servidores jovens estão recebendo a primeira dose. E uma barbeiragem podem levar-nos a perder companheiros. É uma ação temerária. Quem olha como uma notícia qualquer, acha que está na hora mesmo [de voltar]. Mas está na hora com garantia ou vamos aumentar o número de casos e virar um novo epicentro da pandemia no Rio de Janeiro?”, questionou.

A coordenadora de saúde e Segurança do Trabalhador Simone Damasceno ressaltou a importância das manifestações nas ruas que pedem o impeachment do presidente Jair Bolsonaro. “As pessoas entenderam que temos que ir às ruas com os devidos cuidados e mostrar que não podemos recuar na nossa indignação com tantos mortos. Temos que disseminar essa consciência porque a população está muito desassistida”, afirmou.

Leonardo Barbosa, da Faculdade de Educação da Baixada Fluminense (Febf), saudou a primeira bancada de técnicos eleita para o Conselho Superior de Ensino, Pesquisa e Extensão (Csepe). “Importante conquista da categoria e que o Sintuperj esteja acompanhando ambos os conselhos [Csepe e Consun] para que tenhamos melhorias para nossa categoria. E que ela acompanhe o que acontece nesses espaços de deliberação”, conclamou.

A coordenadora da Administração e Finanças, Neuza Conceição, agradeceu à atuação da Comissão Eleitoral, da qual fez parte, nos trabalhos para a realização das eleições para Consun e Csepe, e saudou os eleitos.

A próxima assembleia foi agendada para o dia 30 de agosto.

Confira abaixo as deliberações da Assembleia de 16 de julho de 2021:

OFICIO 79 SINTUPERJ 2021 ASSEMBLEIA D0 DIA 16 07 2021