CAp-Uerj: 62 anos de ensino e de lutas

Neste 1º de abril de 2019 o Colégio de Aplicação completou 62 anos. Criado pela Universidade do Distrito Federal (UDF) através do Decreto Lei 9.053/1946, foi originalmente nomeado como Ginásio de Aplicação, vinculado à Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras. Posteriormente, a instituição passaria a chamar-se Colégio de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira, em homenagem ao seu primeiro diretor e fundador. Dez anos após a fundação, o Ato Executivo 453 da Universidade da Guanabara (UEG), nova denominação da UDF após a transferência da capital federal para Brasília, concedeu autonomia administrativa ao CAp. Por fim, em 2000 o Conselho Superior de Ensino e Pesquisa (CSEPE) da Uerj reconhece o CAp como unidade acadêmica, transformando-o em Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira – CAp/Uerj,

Em abril de 2013, a instituição deu uma de suas maiores contribuições para o combate às históricas desigualdades étnicas, sociais e econômicas no Brasil. Através da Lei estadual 6434/2013, o Instituto passou a reservar o mínimo de 20% de suas vagas a estudantes carentes que cursaram integralmente o ensino fundamental na rede pública de ensino e mais 20% para estudantes negros, pardos e índios, totalizando 40% do total de assentos. A medida vai ao encontro do enorme histórico de luta da própria Universidade do Estado do Rio de Janeiro em busca da inclusão social das populações mais desfavorecidas, notadamente a primeira a instituir cursos noturnos, que mais abarcam a classe trabalhadora, e a primeira a instituir o sistema de reserva de vagas em todo o país.

Desde sua origem, a instituição carrega em seu perfil o espírito da experimentação, inovação e aperfeiçoamento das metodologias de ensino. Além disso, é um laboratório para os licenciandos e referência no âmbito da Educação pública gratuita e de qualidade. Mais do que isso, o CAp-Uerj é uma instituição voltada à formação de estudantes conscientes de seu papel como cidadãos inseridos em uma sociedade muito maior da que os cerca. Nesse contexto, os estudantes do Instituto notabilizam-se, entre outros momentos, nas grandes mobilizações que a comunidade universitária da Uerj promove com vistas à defesa do ensino público. Mobilizações que também carregam consigo pais, servidores, amigos e familiares que, juntos, formam a comunidade capiana. Uma comunidade composta por uma diversidade cada vez maior de classes sociais, econômicas e culturais, possibilitando uma integração humana como pouco vista em instituições de alto padrão de ensino.

Parabéns ao CAp-Uerj pelos seus 62 anos de vida!