Comunidades universitárias debatem incorporação da Uezo pela Uerj com parlamentares

A Diretoria Executiva do Sintuperj, servidores e estudantes da Uezo estiveram presentes à reunião agendada pela deputada estadual Enfermeira Rejane (PCdoB), nesta quinta-feira (09/12). O encontro foi resultado da solicitação feita pela coordenação geral do sindicato junto à parlamentar e colocou em pauta a tramitação do Projeto de Lei 5071/2021, que incorpora a Uezo à Uerj.

Em sua manifestação, a deputada afirmou que existem muitas dúvidas do conjunto do Parlamento sobre a incorporação. Rejane citou a si própria como exemplo, e afirmou que se convenceu do pleito, e votará “sim” à incorporação, após conversa com a coordenadora geral do Sintuperj Cássia Gonçalves, o ex-coordenador e atual conselheiro universitário da Uerj Gaúcho [Jorge Luís Mattos] e a reitora da Uezo Luanda Moraes. Todos com o objetivo de sanar as dúvidas sobre a construção do projeto que visa à incorporação.

Ainda de acordo com a parlamentar as comunidades de Uezo e Uerj precisam dialogar mais com os parlamentares, inclusive com a apresentação de mais dados documentais, e esclarecê-los de que o projeto é benéfico para as instituições envolvidas, para a comunidade da Uezo, para o ensino público e, sobretudo, para a Zona Oeste.

Presidente da Comissão de Educação da Alerj, Flávio Serafini (PSoL), reiterou a necessidade de aprovação do PL, entre outros fatores, devido às limitações legais da Uezo para se desenvolver. Ele destacou que o problema da instituição não é falta de recursos, e sim a impossibilidade legal de utilizá-los pelo fato de ela não ser classificada como universidade. Nesse sentido, destacou, a Uezo não pode dispor de bolsas de pesquisa próprias e atividades de extensão consolidadas. O deputado afirmou ainda que a incorporação também corrigirá a distorção salarial existente entre os servidores da Uezo em relação à Uerj.

Reitor da Uerj, Ricardo Lodi afirmou que a ideia de incorporação da Uezo pela Uerj partiu da própria Uezo e passou pelos conselhos universitários de Uezo e Uerj e foi formado um Grupo de Trabalho que elaborou o projeto enviado em caráter de urgência ao governador para que a incorporação fosse aprovada ainda este ano. Reiterando que a autoria do PL 5071/2021 é do governador pelo fato de ser um tema de prerrogativa do Executivo, a fim de não resultar em vício de origem. Lodi ressaltou ainda que o governador somente aderiu à ideia da incorporação após os reitores das duas instituições lhe afirmarem que os conselhos universitários de Uezo e Uerj aprovaram a incorporação.

A reitora da Uezo Luanda Moraes fez um agradecimento à deputada estadual Enfermeira Rejane por interceder em favor da Uezo, ressaltando que se aprovada o Projeto de Lei de incorporação os nomes da deputada e dos demais deputados que votarem “sim” serão lembrados como os parlamentares que valorizaram os servidores da Uezo e a própria Zona Oeste.

Cássia Gonçalves, coordenadora geral do Sintuperj, reiterou os agradecimentos à deputada e a parabenizou por sua mobilização em prol do projeto de lei, enfatizando tanto a reunião convocada com as comunidades de Uezo e Uerj como sua interlocução com os demais parlamentares. A coordenadora estendeu os agradecimentos ao deputado Flávio Serafini e ao reitor da Uerj, Ricado Lodi. Afirmou ainda que independente das ideologias dos parlamentares, a votação em favor do projeto de incorporação é em favor das universidades.

A coordenadora geral do Sintuperj Regina de Souza e o coordenador Jurídico Sérgio Dutra também estiveram presentes à reunião.