Conquistas e futuras lutas marcam assembleia dos técnico-administrativos da Uerj

A Assembleia dos técnico-administrativos da Uerj da última sexta-feira (03/06), pautou diversas conquistas da categoria. Nos informes, a coordenadora geral do sindicato Regina de Souza destacou a reparação acerca do reenquadramento dos AU/TU, aprovada na Lei 7426/2016, inclusive com o pagamento dos valores devidos de forma retroativa. Ela enfatizou a importância da luta coletiva para a conquista e garantia de direitos da classe trabalhadora.

Sobre as cobranças dos servidores em relação ao pagamento dos auxílios saúde, transporte e educação concedidos em março por atos executivos assinados pelo então reitor Ricardo Lodi, Regina afirmou que o Sintuperj não é a fonte pagadora dos auxílios. E que o Sintuperj tem feito as devidas cobranças à Reitoria, e ela acredita que nos próximos meses a comunidade universitária terá informações positivas sobre o assunto.

Regina enfatizou as conquistas dos técnicos de Radiologia do Hospital Universitário Pedro Ernesto, que recebem os valores devidos ao segundo terço de férias que não eram pagos desde 2015. Assim como a aprovação pelo Senado Federal do Projeto de Emenda Constitucional 11, que estabelece piso salarial para a Enfermagem.

Ela também fez um relato sobre as aprovações em primeira discussão dos projetos de lei que modifica a concessão de auxílio transporte para os servidores da Uenf, e do que prevê isonomia salarial destes com relação aos técnico-administrativos da Uerj. “Há servidores [da Uenf] que ganham menos que o salário mínimo”, afirmou.

Coordenador de Formação e Comunicação Sindical, Carlos Alberto Silveira enfatizou que todas as lutas e conquistas da categoria são publicadas no site do Sintuperj (www.sintuperj.org.br) e na página do Facebook do sindicato (https://www.facebook.com/sintuperjnaluta) e solicitou que toda a categoria acompanhe as publicações para manter-se atualizada sobre o trabalho da Diretoria do Sintuperj. “Peço que todos acompanhem. O site e o facebook [do Sintuperj]”.

Sobre o pagamento dos referidos auxílios, Carlos afirmou que a universidade já comprovou que tem recursos do orçamento. “Tenho certeza de que vai sair. Mas tudo é demorado. Tem de haver negociação”, explicou. Linha também adotada para a tramitação da reformulação do plano de carreira que se encontra na Casa Civil. “Nosso plano de cargos e salários está na Casa Civil, só que demanda tempo de negociação. O Governo já deu sinal positivo. Mas tudo demanda tempo. Tem que ter briga, mas também conversa”.

Denúncia de assédio na Coart

Servidores da Coordenadoria de Artes e Oficinas de Criação (Coart) denunciaram que a coordenadora da Coart e um diretor da Universidade Aberta da Terceira Idade (Unati) estariam negociando a realocação de cinco servidores do Departamento Cultural (Decult) sem o conhecimento dos trabalhadores. De acordo com eles, o diretor do Decult não assinou o processo. Os servidores afirmaram que acionaram o sindicato e outros órgãos para barrar o que classificaram como “arbitrariedade”, pela requerida mobilidade não ter sido consultada aos servidores e nem mesmo à direção do Decult. E por ferir, ainda de acordo com eles, o manual de cargos e perfis na medida em que desvia os referidos servidores de função, criada especificamente para o trabalho na Coart, ou seja, na área artística.

O conselheiro universitário Jorge Luís Mattos (Gaúho) foi solidário aos servidores da Coart, e relembrou o caso da chefe de um Laboratório no Hospital Pedro Ernesto que assediava servidores, e com a intervenção do Sintuperj, via assessoria jurídica, foi processada e condenada.

Complementando os informes sobre o pagamento dos auxílios, Gaúcho afirmou que o atual reitor da Uerj, Mário Carneiro, afirmou horas antes no Conselho Universitário que a universidade tem dinheiro para o pagamento dos auxílios. E garantiu que eles serão pagos retroativamente.

Gaúcho lembrou ainda que as conquistas dos técnicos de radiologia e o reenquadramento dos auxiliares são frutos do trabalho desenvolvido pelo Sintuperj ao longo de seis anos. Por esta razão, o ex-coordenador do sindicato pediu que os servidores se sindicalizem ao Sintuperj, e assim possibilitem o planejamento de novas mobilizações e conquistas. “Não conseguiríamos nada se não fosse o sindicato. Cada um de nós precisa incentivar o colega a se sindicalizar”, afirmou.

O servidor José Fernandes, com 35 anos de casa, rendeu agradecimentos à luta do sindicato e dos conselheiros técnico-administrativos. “Vocês não têm noção do que é o servidor ser formado, ter capacidade e ser um auxiliar II. É duro você ficar para trás. Hoje, fiquei sabendo que passei de Auxiliar II para Auxiliar IV”. Regina complementou afirmando que o servidor não passou, mas sim foi “reconhecido” como Auxiliar IV.

Sobre a denúncia de assédio moral, a coordenadora geral reiterou que o Sintuperj é a ponta de lança no combate ao assédio moral. “Não há nenhuma causa de assédio moral que não tenhamos ganho. Mas a denúncia tem que chegar ao sindicato”, garantiu.

Confira abaixo as deliberações da Assembleia de 03 de junho de 2022

Oficio 72 Sintuperj 2022