Em sessão do Consun-Uerj, reitor afirma que progressões funcionais dos técnicos para o ano de 2022 já estão prontas

A manhã da última quinta-feira, dia 02/12, foi marcada pela realização de mais uma sessão do Conselho Universitário da Uerj, a oitava deste ano de 2021 e a primeira realizada em regime híbrido (presencial e online). E durante a sessão, mais especificamente no momento de assuntos gerais, o reitor Ricardo Lodi Ribeiro informou aos conselheiros da bancada de técnico-administrativos da Uerj que a Superintendência de Gestão de Pessoas (SGP-Uerj) já está com os processos de progressões da categoria para o ano de 2022 prontos para encaminhamento.

O aceno positivo por parte da Administração Central da Uerj se deu após a intervenção do conselheiro Jorge Luis Mattos de Lemos (Gaúcho) no momento de abertura do expediente, que solicitou informações sobre o andamento do projeto de reformulação do Plano de Cargos e Carreiras dos servidores técnico-administrativos da Uerj, do processo de parametrização dos servidores AU/TU (que passa por questões técnicas tanto externas como internas para sua efetivação, mas estas estão sendo resolvidas de acordo com a Administração Central da Uerj) e da concessão de férias para os profissionais técnicos de Raio-X (que de acordo com Ricardo Lodi está em fase final de efetivação na SGP-Uerj).

A progressão funcional é a passagem de um servidor de um padrão de vencimento para o imediatamente superior, atendendo os critérios de intervalo de 24 (vinte e quatro) meses, com referência à data de posse do vínculo com a universidade, e a aprovação na Avaliação Periódica de Desempenho Individual referente ao período.

O reitor também informou aos docentes que a universidade conseguiu incluir em folha a Dedicação Exclusiva (D.E.) para os que se aposentaram antes da lei 8.267 de 2018, que aperfeiçoa a carreira docente e o regime da D.E. na Uerj. Lodi apontou a dificuldade de conseguir essa inclusão, que poderia ser recusada pelo Rioprevidência, e aproveitou para parabenizar a atuação da Asduerj (Associação dos Docentes da Uerj), da Procuradoria da Uerj e da SGP-Uerj.

Consun aprova indicação de comissão para o Prêmio Anísio Teixeira

O primeiro ponto de pauta na sessão do Consun desta quarta-feira foi a indicação dos nomes que irão compor a comissão do Prêmio Anísio Teixeira, organizado pela Pró-Reitoria de Graduação (PR-1) e que tem como objetivo valorizar o trabalho de docentes e técnico-administrativos, o ensino de graduação e a formação discente.

Os nomes indicados pela bancada dos servidores técnico-administrativos foram Iranildo Marinho Silva, pela Administração Central; Gerson Rodrigues da Silva, pelas unidades acadêmicas; e Rejane Araújo de Souza, pelo Hospital Universitário Pedro Ernesto. As indicações foram aprovadas por unanimidade.

Uerj atuante contra a Covid: Policlínica Piquet Carneiro tem primeira semana sem nenhum registro de casos positivos da doença

No início do ponto de assuntos gerais o reitor Ricardo Lodi exaltou o trabalho dos profissionais de saúde da Uerj, que se mobilizaram no combate à Covid-19. O reitor estendeu a saudação a todos os profissionais da universidade que entenderam a necessidade de união e dedicação para o combate à pandemia, apontando que a universidade teve que se “reinventar” para manter seu funcionamento tanto remotamente quanto presencialmente nas atividades essenciais.

Em um segundo momento, já no encerramento dos trabalhos do Consun, Lodi informou que a Policlínica Piquet Carneiro da Uerj (PPC) não registrou nenhum caso positivo para a Covid-19 em todos os testes que foram realizados na última semana. A PPC-Uerj é o maior centro de testagem para a Covid-19 no Brasil.

Consun concede títulos de Doutor Honoris Causa e de Professor Emérito

A sessão do Consun foi marcada pela concessão dos títulos de Doutor Honoris Causa ao professor Luiz Bevilacqua (processo 7.957/2021) e ao sambista Nei Braz Lopes (processo 16.531/2021), assim como o título de professor emérito a Marco Antonio de Oliveira Almeida (processo 10.231/2021). Todas as honrarias foram aprovadas por unanimidade.

O título de Doutor Honoris Causa é a honraria mais importante concedida pela Uerj e é atribuída a personalidades nacionais ou estrangeiras que tenham se destacado por suas contribuições à cultura, à educação ou à Humanidade. Já o título de Professor Emérito é concedido ao professor titular da Uerj que tenha se aposentado após pelo menos vinte anos de serviço à Uerj e que tenha se destacado, de forma excepcional, pela capacidade e dedicação ao magistério.

Durante a sessão também foi realizada uma homenagem ao doutor Paulo Roberto Chaves Pavão, médico psiquiatra do Hospital Universitário Pedro Ernesto da Uerj, que será homenageado no próximo dia 07/12. O conselheiro André Torres Furtado, da bancada dos técnico-administrativos, fez a leitura de uma carta exaltando sua trajetória na universidade e sua atuação profissional e política em defesa da comunidade uerjiana.

Conheça os homenageados:

Luiz Bevilacqua: Professor Emérito  da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Luiz Bevilacqua é doutor em Mecânica Teórica e Aplicada e especializado em estruturas, tendo exercido a docência em instituições como a Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ), a Universidade Federal do ABC (UFABC) e no Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo (USP). Também exerceu cargos na Agência Espacial Brasileira, em Furnas, no CNPq e na Capes, dentre outras instituições.

Nei Braz Lopes: Cantor, compositor, escritor e estudioso de culturas africanas, Nei Braz Lopes é bacharel em Ciências Sociais pela Faculdade Nacional de Direito da UFRJ. Sua obra literária aborda conceitos como a diáspora africana, o negro na literatura brasileira e as fronteiras discriminatórias que separam o samba do que é conceituado como Música Popular Brasileira (MPB). Nei é um dos principais intelectuais de origem popular e sua trajetória é incontestável na defesa de causas humanitárias e na luta contra o racismo estrutural.

Marco Antonio de Oliveira Almeida: Docente da Faculdade de Odontologia da Uerj desde o ano de 1974, Marco Antonio de Oliveira Almeida é professor titular da disciplina de Ortodontia desde o ano de 1995, mantendo sua atuação na universidade mesmo após sua aposentadoria, como professor voluntário. Também foi docente em instituições como a Faculdade de Odontologia de Campos (FOC) e na University de North Carolina at Chapel Hill, nos Estados Unidos, e atuou como vice-presidente na Sociedade Brasileira de Ortodontia (SBO) e como conselheiro na Academia Brasileira de Odontologia.

Confira a sessão do Consun-Uerj de 02/12/2021 (transmissão da TV Uerj)