Mandela: 100 anos!

“Sonho com o dia que todos os cidadãos entendam que viemos ao mundo para sermos irmãos”.

Nelson Mandela completaria 100 anos neste dia 18 de julho de 2018. Um ícone mundial da luta contra o Apartheid, regime que separava negros e brancos na África do Sul, suprimindo direitos da população negra entre 1948 a 1994. Madiba, como era carinhosamente chamado Mandela, dedicou sua vida na luta em defesa dos irmãos africanos pela igualdade de direitos. Nasceu em Mvezo, África do Sul, e faleceu no dia 05 de dezembro de 2013, em Joanesburg.

Por sua luta contra a segregação racial sul-africana, Mandela foi perseguido e preso durante 27 anos a despeito de todos os apelos que ecoaram pelo mundo por sua liberdade. Mesmo preso não perdeu a fé. Não perdeu sua essência, a determinação de continuar vivendo para ver seus ideais reproduzidos por todos aqueles que acreditam que um mundo sem intolerância racial é possível. Foi libertado no dia 2 de Fevereiro de 1990.

Nelson Mandela foi advogado, ativista social e em 1993 tornou-se o primeiro presidente negro da África do Sul. Por sua luta contra o apartheid, ele recebeu o Premio Nobel da Paz em 1994, sacramentando-se como maior líder africano de todos os tempos.

Citações como “A educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo” e “Você não encontrará nenhuma paixão se se conformar com a vida que é inferior aquela que é capaz de viver”

E sua fé no possível faz com que esse centenário sirva como divisor de tempo para o mundo, antes e depois de Mandela.