Mesmo sem alcance de quórum, Consun possibilita debate sobre fisioterapeutas da PPC

A sessão ordinária do Conselho Universitário da Uerj (Consun) que deveria ter ocorrido na manhã desta sexta-feira, 02/02, e que debateria questões relativas ao processo eleitoral que irá escolher os novos representantes para os conselhos superiores (Consun e CSEPE – Conselho Superior de Ensino, Pesquisa e Extensão), não foi realizada por falta de quórum para abordagem da pauta e votação qualificada do tema. No entanto, houve a abertura do expediente na qual os conselheiros puderam apresentar temas que atingem diretamente a comunidade universitária.

Confira alguns pontos debatidos:

Transferência dos fisioterapeutas da Policlínica Piquet Carneiro (PPC)

 

Aproveitando as inscrições, o conselheiro técnico-administrativo Jorge Luis Mattos de Lemos (Gaúcho) solicitou à reitoria que esclareça a situação atual dos 26 profissionais da área de fisioterapia da PPC para o Hospital Universitário Pedro Ernesto, sem que estes trabalhadores tenham sido consultados sobre a medida, inclusive com intervenção da Administração Central da Uerj que será solicitada por meio de ofício do Sintuperj.

De acordo com Jorge Gaúcho, houve em um primeiro momento uma reunião entre os fisioterapeutas com o reitor Ruy Garcia Marques, o diretor da Policlínica, Luís Cristóvão Porto, e a chefe da área de fisioterapia da unidade para debater esta solicitação, na qual os trabalhadores haviam sido tranquilizados sobre a não realização desta mudança de lotação, e em uma segunda reunião com os fisioterapeutas a abordagem foi diferente, afirmando que nada havia sido acordado anteriormente sobre o assunto.

Em resposta, o reitor da Uerj afirmou que essa situação já está sendo avaliada, mas reiterou que o acertado após a reunião é que posteriormente seria feita uma reunião entre representantes da PPC e do Hupe para debater pontos referentes ao pedido de transferência, inclusive com apresentação de dados sobre o assunto.

Confira o vídeo com a fala do coordenador Jorge Gaúcho no Consun

Após o término do Consun, os fisioterapeutas se reuniram com Jorge Gaúcho para confeccionar em conjunto o ofício que será reencaminhado à reitoria da Uerj.

Operação da Uerj no período pós-greve e políticas para conter evasão de alunos

Outro ponto bastante abordado pelos conselheiros foi a preocupação latente com a operação dos cursos de graduação da Uerj, com o objetivo de fortalecer a Universidade e conter a evasão dos alunos de graduação. Uma das possibilidades abordadas foi a possibilidade de abertura de processos de ingresso para estudantes externos a partir do primeiro período, como transferências. Outra política que pode ser adotada e que deve ser debatida pela Uerj é a adoção do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) como processo de seleção para os cursos de graduação, proposta essa que foi defendida de maneira informal por alguns conselheiros, mas que não foi apresentada formalmente.

Em relação aos períodos que devem ser cumpridos para acerto do calendário letivo da Uerj (finalização de 2017.1 e realização de 2017.2 e 2018.1), alguns conselheiros defenderam que seja aberto um debate para a junção de períodos letivos, com o objetivo de reorganizar de maneira mais rápida o calendário. Em resposta, a vice-reitora Maria Georgina Muniz Washington ressaltou que é preciso analisar com calma essa proposta, pois a mesma não é de adoção tão simples quanto parece.

Eleições para os conselhos superiores

Em virtude de não haver quórum qualificado para deliberação no Consun, o reitor Ruy Garcia Marques relembrou a existência de uma norma aprovada em conselhos anteriores que regulamenta a realização das eleições, em relação a qual a Comissão Eleitoral deverá se pronunciar. O reitor informou que assim que houver uma posição oficial da comissão eleitoral, está aberta a possibilidade de emissão de um Ato Executivo que deverá definir o processo.