Moção de apoio aos profissionais da Educação

A Assembleia dos técnico-administrativos de Uerj, Uenf e Uezo do dia 08 de fevereiro de 2020 aprovou a seguinte moção de apoio aos profissionais da Educação:

O Sintuperj, sindicato que representa os trabalhadores das Universidades Públicas Estaduais no Rio de Janeiro – UERJ, UENF e UEZO – vem por meio desta nota prestar apoio e solidariedade a todos os professores e profissionais ligados à Educação em nosso país, quer em nível federal, estadual, municipal e da iniciativa privada que, em pleno aumento do número de casos de contaminação, hospitalização e mortes provocadas pela chegada da segunda onda da Covid 19, estão sendo pressionados ao retorno das aulas presenciais. Através de decretos, prefeitos e governadores de vários estados ignoram o que a ciência diz, por vezes até fazendo discursos negacionistas com intuito de colocar a população contra esses profissionais.

Nós do Sintuperj entendemos todo o comprometimento social que o afastamento da escola pode causar e também nos preocupamos com o aumento das desigualdades sociais que esse afastamento acarreta e defendemos veementemente que todos os trabalhadores da Educação sejam inseridos no grupo de prioridades na vacinação, para que com isso possam ter segurança para exercer sua atividade. Sabemos que não é hora de voltar, principalmente por conhecermos as frágeis estruturas e os graves e crônicos problemas que marcam as redes escolares em todo o país com escolas sem conservação, falta de investimento em recursos materiais e humanos necessários, os quais impedem o cumprimento adequado de protocolos sanitários básicos.

Podemos ter como exemplo a contaminação que aconteceu recentemente em uma escola, onde 40 pessoas contraíram Covid 19 ainda na fase de treinamento para retorno das atividades, prova de que não há protocolo capaz de deter números tão altos de contaminação. Em alguns países da Europa quando houve retorno às aulas amparado apenas em medidas preventivas, essas não impediram a ocorrência de altos níveis de contaminação pela Covid-19. Esse fato obrigou diversos países a suspenderem as aulas presenciais, que somente retornarão após a vacinação de todos. Este fato reforça para o não retorno das atividades presenciais nas escolas como forma de proteção à saúde dos profissionais, estudantes e toda a população.

Por isso, diante dessa grave crise sanitária que o mundo enfrenta, o Sintuperj se manifesta em favor dos nossos profissionais da educação.
Pela saúde e pela vida. Sem vacina, sem Trabalho!