Nova Diretoria Executiva do Sintuperj é empossada em cerimônia

Resistir e Avançar na Luta! Esse é o lema para a gestão 2019-2022 do Sintuperj, que foi empossada em sessão solene na tarde da última segunda-feira, 14/01, na Capela Ecumênica da Uerj. A partir de agora, os novos coordenadores e delegados sindicais tem o importante papel de continuar o trabalho desenvolvido pelos membros da gestão anterior, que durante os anos de 2015 e 2018 travaram enormes lutas em defesa dos servidores técnico-administrativos de Uerj, Uenf e Uezo.

Se há uma palavra que pode resumir a Cerimônia de Posse, essa palavra é homenagem. Tanto a Comissão Eleitoral (que conduziu os trabalhos através de seu presidente José Carlos Gomes) quanto a nova Diretoria Executiva do Sintuperj transformaram o evento em um memorial vivo de agradecimento a todos os trabalhadores que construíram a história do Sindicato com suas lutas e sonhos. De início, o presidente da Comissão Eleitoral ressaltou a lisura de todo o processo e o respeito democrático existente entre as chapas concorrentes, que fizeram com que o pleito transcorresse com tranquilidade. Em seguida, José Carlos Gomes parabenizou as chapas eleitas para Diretoria Executiva, Conselho Fiscal e Delegacias Sindicais Hupe e Uenf, momento que se seguiu com a assinatura do termo de posse.

No decorrer da cerimônia, homenagens especiais marcadas pela emoção

Após as assinaturas no Termo de Posse, os membros da nova Diretoria Executiva do Sintuperj realizaram homenagens especiais para os ex-coordenadores gerais Jorge Luis Mattos de Lemos (Gaúcho) e Antonio Virgínio Fernandes, que deixam a gestão do Sindicato após vários anos de dedicação.

A recém-empossada coordenadora geral Cássia Gonçalves Santos promoveu uma emocionada homenagem a Gaúcho, quebrando o protocolo e falando de improviso com as palavras que saíam de seu coração, na qual além de ressaltar o tempo em que trabalharam juntos no CTI Cardíaco do Hospital Universitário Pedro Ernesto (Hupe) e a amizade construída, Cássia exaltou o aprendizado que Gaúcho transmitiu a todos os membros da atuação gestão na arte de fazer política de forma honesta e representativa.

Em resposta, Gaúcho fez uma fala e agradeceu imensamente a colaboração de todos os servidores para que seus sonhos como sindicalista se tornassem realidade, como as leis que garantiram os Planos de Carreira de Uerj e Uenf em 2006, a reformulação do Plano da Uerj em 2014, e a correção de distorções nas carreiras dos técnico-administrativos da Uerj em 2016. Finalizando, Gaúcho ressaltou o sentimento de dever cumprido e a emoção de ver os funcionários do Sintuperj também obtendo conquistas, crescimento profissional e bens que proporcionam tranquilidade.

A seguir, a palavra foi passada para a coordenadora geral Regina de Fátima de Souza, reeleita para o cargo, que realizou uma homenagem para o ex-coordenador geral Antonio Virgínio Fernandes, em suas palavras um homem incansável. Por algumas vezes a emoção tomou conta de Regina durante a homenagem, que exaltou todo o conhecimento de Virgínio nas questões burocráticas do Sintuperj, além de sua força na luta encarando manifestações e enfrentando bombas de gás e balas de borracha.

 

Em resposta, o ex-coordenador do Sintuperj ressaltou a resistência das universidades públicas estaduais, em especial da Uerj e o Hupe (que só não fechou pela mobilização de todos os profissionais da área de saúde da unidade e dos cursos coligados), e fez uma cobrança pública para que todos aqueles que dilapidaram o patrimônio do estado do Rio de Janeiro paguem por seus crimes e devolvam tudo o que foi roubado da população. Finalizando, Virgínio afirmou que sai da vida sindical com a consciência tranquila e que sempre procurou fazer seu melhor, abrindo mão de várias questões pessoais para se jogar de cabeça na luta coletiva.

 

Além de Gaúcho e Virgínio, também receberam homenagens da nova direção do Sintuperj os ex-coordenadores Alberto Dias Mendes, Jorge Augusto de Almeida, César Lima de Castro Lopes e José Orlando Gama da Silva, que colaboraram para a construção da história e do legado do Sindicato em defesa dos servidores técnico-administrativos de Uerj, Uenf e Uezo.

Coordenadores gerais ressaltam continuidade da luta

Durante a Cerimônia de Posse, os coordenadores gerais tiveram a oportunidade de fazer falas apontando quais serão os caminhos a serem adotados pela nova gestão, além de reafirmar a importância da participação da categoria nas lutas que virão.

O coordenador geral André Torres Furtado ressaltou em sua fala que os servidores técnico-administrativos podem contar com a continuidade na luta, representando as características da categoria. André afirmou ainda que a nova gestão se pautará no diálogo para que as decisões do Sindicato sejam tomadas da melhor forma, e para isso a nova Diretoria Executiva espera que o Governo do Estado e a Administração Central da Uerj também adotem essa política de diálogo e os canais abertos para negociação.

 

Com o avançar da cerimônia, a palavra foi passada para a coordenadora geral Cássia Gonçalves Santos, que utilizou seu momento de fala para agradecer a confiança depositada pelos técnico-administrativos e ressaltar que a atual direção do Sintuperj tem o papel de manter a força para seguir no rumo das lutas e conquistas da categoria. Cássia finalizou agradecendo a família, que dá todo o suporte para que possa se dedicar à luta sindical.

Logo após a fala de Cássia, a coordenadora geral Regina de Fátima de Souza relembrou o enfrentamento aos momentos mais difíceis de Uerj, Uenf e Uezo, e a participação das diferentes categorias e de toda a base de técnico-administrativos para superar as adversidades e defender as instituições de Ensino Superior como produtoras de conhecimento do estado do Rio de Janeiro, e ressaltou que muitas destas lutas tiveram início na Capela Ecumênica, onde neste dia estava sendo realizada a posse da nova diretoria do Sintuperj. E finalizou que o papel do sindicalista da Uerj, Uenf e Uezo é, além de defender os direitos da categoria, também defender suas instituições como públicas, gratuitas, populares e socialmente referenciadas.

Além dos coordenadores gerais, o coordenador de Formação e Comunicação Sindical Oswaldo Munteal Filho também fez uso da fala para ressaltar a união das universidades públicas estaduais, em especial a comunidade da Uerj, que se mantém firme há mais de 70 anos como uma Universidade pública, gratuita e cidadã. Oswaldo finalizou sua fala ressaltando que estará ombro a ombro com todos os segmentos da Universidade.

Ao final da Cerimônia de Posse, foi realizada uma recepção para comemorar a nova gestão eleita do Sintuperj, que aproveitou o espaço para distribuir um kit contendo uma cartilha sobre a nova gestão eleita e um brinde para os presentes. A celebração contou com a participação do grupo Negras Raízes, que fez uma apresentação animada exaltando a música nacional.