PPC homenageia profissionais que dedicaram suas vidas à unidade

A Policlínica Piquet Carneiro da Uerj (PPC) promoveu na manhã desta quarta-feira, 11/05, um evento em homenagem a profissionais que dedicaram suas vidas à unidade e à universidade como um todo. Com a presença de autoridades da universidade, como o ex-reitor da Uerj, Ruy Garcia Marques, o diretor do Hupe, Dr. Ronaldo Damião, e o ex-diretor do Hupe, Rodolfo Acatauassú.

A mesa inicial foi realizada no Auditório do Centro de Estudos Luiz Miguel da Silveira da PPC, e foi composta pelo Diretor de Integração em Saúde da PPC, Jorge Mota; pela coordenadora de Enfermagem Docente/Assistência da unidade, Priscila Bosco; pelo Coordenador Técnico de Enfermagem da Policlínica, Diego Moreira; e pela diretora da Faculdade de Enfermagem da Uerj, Luiza Mara Correia.

O ex-coordenador geral do Sintuperj e conselheiro universitário Jorge Luis Mattos de Lemos (Gaúcho) esteve presente prestigiando o evento.

Confira os profissionais da PPC-Uerj que foram homenageados no evento:


Profa. Dra. Therezinha Nóbrega: uma lutadora em defesa da dignidade da saúde

A primeira das homenagens foi feita à Profa. Dra. Maria Therezinha Nóbrega da Silva, que passa a dar nome à sala 1 do Centro de Estudos. Com 50 anos de serviços prestados à Uerj, na qual chegou em 1971 como estudante, e na universidade exerceu diversos cargos como chefe do Departamento de Enfermagem e Saúde Pública, diretora da Faculdade de Enfermagem, diretora do Centro Biomédico (CBIO) e Sub-Reitora de Extensão e Cultura da Uerj (antiga SR-3, atual PR-3).

Therezinha seguiu uma trajetória de luta pela saúde pública e também na resistência contra a Ditadura Militar e a favor da democracia. Após se formar, a profissional foi convidada a trabalhar na universidade, e com sua dedicação como professora lutou na defesa e na valorização da formação de qualidade na Enfermagem, além de ajudar a criar métodos que fizessem com que a atuação na Uerj e no serviço público como um geral se tornasse atrativa para os profissionais da área.

Prof. Dr. Ivan Mathias: o reconhecimento de uma vida dedicada à Uerj

A segunda homenagem do dia foi realizada no Centro Cirúrgico da PPC, e foi destinada ao Prof. Dr. Ivan Mathias, que a partir de agora dá nome à sala de cirurgia número 05. Professor da Faculdade de Ciências Médicas da Uerj e ex-chefe da Divisão de Cirurgia Ambulatorial da Policlínica, Ivan Mathias é reconhecido como um profissional incansável, e mesmo depois de sua aposentadoria retornou às atividades para transmitir seu conhecimento para os novos profissionais.

Em sua homenagem, profissionais da PPC-Uerj e também do Hupe exaltaram sua figura e destacaram o quanto aprenderam com o mesmo, chegando a emocionar Ivan Mathias. Seus familiares também destacaram a dedicação do médico, que tem no trabalho seu grande legado.

Lydia Maria Pereira Carvalho: exaltação à sua dedicação e alegria no atendimento aos pacientes

A terceira homenagem do evento também foi realizada no Centro Cirúrgico da PPC e foi destinada à Auxiliar de Enfermagem Lydia Maria Pereira Carvalho, que passa a dar nome para a sala de admissão do CC. A profissional atuou durante muitos anos na sala que hoje é homenageada com seu nome, e sua dedicação à Enfermagem foi exaltada, assim como sua alegria e sua forma de atender os pacientes de maneira humanizada.

Os familiares de Lydia estiveram presentes na cerimônia, assim como servidores técnico-administrativos que atuaram ao seu lado, o que conferiu grande emoção à homenagem.

Natalia Corrêa Durans: tributo à servidora que atuou para salvar muitas vidas na pandemia de Covid-19

Finalizando as homenagens do evento, a técnica de Enfermagem Natalia Corrêa Durans foi homenageada dando seu nome para o Centro de Infusão de Imunobiológicos da PPC. A profissional se dedicou por mais de 10 anos à Uerj, sem medir esforços em busca da qualidade no serviço. Os familiares de Natalia também estiveram presentes na cerimônia, agradecendo a homenagem à sua ente querida.

Natalia atuou na linha de frente contra a Covid-19 salvando muitos pacientes, mas infelizmente foi uma das vítimas da pandemia que vitimou 664 mil pessoas no Brasil (dados de 11/05/2022). Nas falas em sua homenagem, os presentes exaltaram sua doação à profissão, o que leva cada um dos trabalhadores a continuar em frente na luta por uma saúde pública, gratuita e de qualidade.