Representantes do Sintuperj seguem mobilizados e realizam nova diligência à Alerj em defesa dos direitos dos trabalhadores

A Diretoria Executiva do Sintuperj segue mobilizada para buscar os direitos dos trabalhadores das universidades públicas estaduais. Na manhã desta quarta-feira, 15/02, uma comitiva da entidade esteve novamente na Alerj em busca de diálogo com os parlamentares para as pautas de reivindicação das categorias de trabalhadores da Uenf e da Uerj. Estiveram presentes na casa legislativa o coordenador Jurídico Cristiano Peixoto Maciel, a coordenadora de Formação e Comunicação Sindical Maristela de Lima Dias e o delegado sindical Sintuperj-Uenf Paulo Cesar Paes Fernandes, que percorreram gabinetes e dialogaram com os deputados estaduais e suas assessorias.

A primeira visita dos coordenadores do Sintuperj no dia foi ao gabinete da presidência da Alerj, onde os coordenadores buscaram a marcação de uma reunião com o deputado estadual Rodrigo Bacelar. Em resposta, a assessoria da presidência informou que deve ser marcada para o início de março uma reunião com o chefe de gabinete Raphael Thompson. Os representantes do sindicato também estiveram no gabinete parlamentar do mandato, onde foram recebidos pelo assessor Evandro Louback.

Em seguida os representantes do Sintuperj visitaram o gabinete da parlamentar Carla Machado (PT), onde entregaram documentos com a apresentação das pautas de reivindicação.

Outro gabinete visitado foi o da deputada estadual Elika Takimoto (PT), que recebeu a comitiva e colocou seu mandato à disposição para buscar a solução das demandas apresentadas.

Por fim, a comitiva do sindicato visitou o gabinete do deputado estadual Jair Bittencourt (PL), onde foi solicitado o agendamento de uma reunião para apresentar as lutas do sindicato.

As principais pautas apresentadas pelos representantes do Sintuperj na visita desta quarta foram a aprovação dos planos de carreira dos servidores das universidades quando as mesmas forem enviadas pelo Executivo estadual à Alerj (PCCS da Uerj e PCV da Uenf); a recomposição das perdas inflacionárias (está prevista na Lei Estadual 9.952/2023 o percentual de 6,525% no primeiro bimestre de 2023 e a soma do IPCA de 12 meses mais um novo percentual de 6,525% para o primeiro bimestre de 2024); a regulamentação por parte do Governo do Estado da Lei Estadual n° 9424/2021, de implementação do Adicional Noturno; a apreciação e aprovação de uma lei que garanta de maneira definitiva a concessão do Adicional de Insalubridade sobre o vencimento base dos servidores; e a busca para a abertura de um diálogo com o Governo do Estado e com a União para garantir os auxílios de natureza indenizatória dos trabalhadores de Uenf e de Uerj.