Servidores estaduais: perícia médica no SUS e folga remunerada para preventivo contra câncer

O governador em exercício Cláudio Castro sancionou Lei 9092/2020 que permite aos servidores estaduais realizarem perícia médica em unidades do Sistema Único de Saúde (SUS) nos municípios em que o Estado não ofereça o serviço. De autoria do deputado estadual Waldeck Carneiro (PT), o procedimento é válido para emissão de laudos ou exames comprobatórios de incapacidade transitória para o trabalho ou concessão de aposentadoria por invalidez.

De acordo com a justificativa do projeto que deu origem à lei (PL 1073/2019), Servidores estão se deslocando, em alguns casos, para distantes locais, percorrendo, por vezes, centenas de quilômetros para o cumprimento daquela exigência. Em geral, a realização da perícia se origina de situação incapacitante do servidor, impedindo que se desloque ou faça esforço físico, como no caso de viagens”.

Folga para exames contra o câncer

Foi aprovada em segunda discussão pela Assembleia Legislativa (Alerj) o Projeto de Lei (PL) 640/2015, do ex-deputado estadual Átila Nunes, que estipula três dias de folga remunerada ao ano para todos os servidores realizarem exames preventivos contra todos os tipos de câncer. O PL será enviado para o governador em exercício Cláudio Castro, que terá 15 dias úteis para sancionar ou vetar o projeto.

Fontes:

https://extra.globo.com/economia/emprego/servidor-publico/servidor-estadual-podera-fazer-pericia-medica-no-sus-24749798.html

https://extra.globo.com/economia/emprego/servidor-publico/servidor-estadual-tera-folga-remunerada-para-fazer-exames-preventivos-contra-todos-os-tipos-de-cancer-rv1-1-24753732.html

Fonte da imagem: Doctor View